Menu

Senado envia à sanção projeto que obriga SUS a realizar cirurgia de reparação da mama

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do Senado, Renan Calheiros, já enviou à sanção presidencial o projeto de lei aprovado pelo Senado que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer cirurgia plástica reparadora imediatamente após a retirada da mama, em casos de câncer. Pela Constitutição Federal, a presidente da República, Dilma Rousseff, tem 15 dias para sancionar o projeto. O PLC3/2012 foi aprovado pelo Plenário no dia 26 de março e encaminhado à sanção na sexta-feira (5).


De acordo com a proposta, as cirurgias de reconstrução de mama deverão ser realizadas, quando houver condições técnicas, imediatamente após a remoção. A reconstrução imediata permite o melhor aproveitamento da estrutura hospitalar – anestesia e internação, por exemplo  – e assegura uma melhor recuperação, já que a mulher não acordaria mais com a sensação de que algo está lhe faltando.

Publicidade

O SUS já realiza cirurgias reparadoras de mama há mais de 13 anos, mas atualmente são observadas longas filas que deixam mulheres vitimas de câncer esperando por até cinco anos para serem atendidas.


Agência Senado


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido