Menu

Sena assina Pacto Nacional pela Alfabetização

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Durante cerimônia promovida na manhã desta terça-feira (9) no auditório da Universidade Federal do Acre (UFAC), o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) lançou oficialmente no município o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. O evento contou com a presença também do vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), presidente da Câmara de Vereadores, Mastroianne Furtado, o ‘Mastró’, gestores de escolas, representante do Conselho Tutelar, coordenadora do Pacto em âmbito municipal, professora Francisca Andrade, além de cerca de 72 professores que atuam em escolas da zona rural.


O programa é de iniciativa do governo federal que atua em parceria com estados e municípios, visando fundamentalmente que toda a criança seja alfabetizada até os 8 anos de idade. “Estamos diante de um grande desafio, mas com nosso compromisso iremos obter êxito. Vamos fazer de tudo pra dá certo”, enfatizou a professora Francisca Andrade, coordenadora do Pacto no município.

Publicidade

Ao longo desta semana os professores alfabetizadores estão passando por um curso de formação para que possam desempenhar suas atividades com mais propriedade. Em 2013, o foco do programa será trabalhar com a disciplina Língua Portuguesa. No ano que vem, a ênfase será a disciplina de matemática e em 2015 haverá atendimento pedagógico para a formação de novas turmas.


Prefeito destaca compromisso com a educação


Ao fazer o uso da palavra, o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) reconheceu o trabalho feito pela ex-secretária de educação, professora Maria José e equipe no sentido da implantação desse programa no município. Rufino também salientou que o sucesso do Pacto em Sena dependerá da união de todos os profissionais da educação. “Queremos externar nossa felicidade em estar vivenciando esse momento e dizer que nossa administração estará cada vez mais empenhada com a educação do nosso município. Hoje estamos plantando uma semente e esperamos colher bons frutos no futuro”, mencionou.


Já o vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), que durante 24 anos de sua vida atuou como professor reforçou as palavras do prefeito, adiantando que o referido momento precisa ser lembrado como um rumo a ser seguido, ao passo em que solicitou o compromisso de cada um na aplicação do programa. “Nenhuma sociedade avança sem passar pelo processo da educação. A pessoa alfabetizada pode tomar decisões seguras em sua caminhada”, sintetizou.


Ler, escrever, interpretar e fazer contas. Esses são os pontos que deverão ser absolvidos pelos alunos até os 8 anos de idade, ou seja, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.


A secretária municipal de educação, Wanda Motta, disse que a Prefeitura, por meio da SEME dará o suporte necessário para que as metas pretendidas sejam alcançadas. “A administração municipal tomou uma decisão importante ao aderir a este programa. Nos cabe de agora em diante todo o esforço para alcançarmos bons resultados”, frisou.


O vereador Mastroianne Furtado, o “Mastró” (PR), também demonstrou satisfação em face à iniciativa. “Quero agradecer a Deus primeiramente e parabenizar a administração municipal por ter aderido a esse programa que é de grande importância para nossos alunos”, comentou.


Edinaldo Gomes


 


 

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido