Menu

Bandidos usam caixa eletrônico para aplicar golpes em correntistas em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Suspeito_01Policiais da Delegacia Itinerante da Polícia Civil – DIPC tentam localizar e prender três pessoas, supostamente de outro estado da Federação, que estão aplicando golpes em usuários de terminais bancários, na capital acreana.  Quatro pessoas já procuram delegacias, na cidade de Rio Branco, para se queixar do trio. Conforme o apurado pela polícia, os bandidos atacam preferencialmente usuários de caixa eletrônico em supermercados.


O delegado Roberth Alencar, da Delegacia Itinerante, explica que não se trata de “chupa-cabras”. Conforme a autoridade policial, pelo relato das vítimas, a ação dos estelionatários é idêntica em todos os casos, o que leva a Polícia Civil a crer que exista um grupo agindo na cidade.

Publicidade

“Esse grupo desenvolveu uma técnica persuadi à vítima a ter o auxilio de um dos integrantes, sob a alegação de que o terminal bancário exige a validação de cadastro, em tela. A partir daí, manipulam dados bancários para obter vantagem ilícita”, afirma o delegado Roberth Alencar, que investiga o caso.


Os bandidos se reversam nos terminais e fila, para confundir ao correntista, sem deixar suspeitas. A vítima faz operações no caixa eletrônico normalmente, mas quando está deixando o local, a pessoa que está logo atrás na fila avisa que a tela ainda está aberta. O usuário retorna para fechá-la, é convencida pelos golpistas a atualizar o cadastro fictício.


Suspeito_02


O cliente então é incitado a digitar data de nascimento, entre outros dados, inclusive a senha, requisitada para validar o falso cadastro. Neste procedimento, o golpista, ligeiramente tem acesso ao cartão do correntista e com os dados realiza transferências, para contas do grupo.


A Polícia Civil recomenda que as pessoas sigam as normas do banco e não aceitem, em qualquer hipótese, ajuda de terceiros para realizar transações em caixas eletrônicos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido