Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sindicalista denuncia despejo de esgoto in natura no Rio Acre e Igarapé São Francisco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meireles, da redação do AC24Horas
ggreyck@gmail.com


Ao que tudo parece uma grave crise está se instalando no Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB). Após ter 50% dos seus serviços paralisados por conta de uma greve geral deflagrada na manhã de quinta-feira (4), o sindicalista Edinho Monteiro fez graves denuncias quanto ao serviço de tratamento de esgoto pela autarquia na capital.

Anúncios


De acordo com o sindicalista, nenhuma das três estações de tratamento de esgoto (ETE) (São Francisco, Redenção e Horto Florestal) está funcionando e o esgoto está sendo despejando in natura no Rio Acre e Igarapé São Francisco.


Edinho Monteiro ressalta ainda que a ETE está fechada e que nenhuma nunca funcionou em sua totalidade, onde apenas um vigilante faz a segurança do local. Ele disse também que o único serviço que é realizado nos detritos captados pelas ETE’s é o de desodorização.


“Isso é um absurdo, um descaso com o dinheiro público, obras que seriam de extrema importância para a população se tornaram elefantes brancos”, disse Monteiro.


O sindicalista questionou ainda as políticas de meio ambiente e preservação ambiental que vem sendo estampada pelo Governo Estadual em 15 anos de poder no estado do Acre.


“Que politicas de meio ambiente são essas que o Governo defende se os principais mananciais de Rio Branco estão sendo bombardeados diariamente com toneladas de detritos in natura. O igarapé são Francisco, por exemplo, está se tornando um grande esgoto a céu aberto”, enfatizou.


O diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Felismar Mesquita foi procurado pela reportagem, ele disse desconhecer as acusações e revelou que a única estação que está funcionando é a ETE São Francisco, onde os serviço foram terceirizados.


“Desconheço qualquer denuncia desta natureza, se o esgoto passa por uma ETE como é que ele é jogado in natura no rio ou no igarapé? Terceirizamos os serviços na ETE São Francisco que a estação que está funcionando e operando normalmente, posso garantir que todos os procedimentos de tratamento de esgotos são sendo realizados”, disse Mesquita.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido