Menu

Senador Aníbal Diniz pede agilidade na regularização de haitianos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 


Publicidade

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) apelou por maior agilidade do governo federal na regularização dos haitianos que chegam pela fronteira norte do país. Ele observou que, desde o terremoto no Haiti, em 2010, o Brasil tem recebido “grandes levas de haitianos”, sendo que mais de quatro mil já passaram pelo Acre.


– Hoje, no município de Brasileia, temos outros mil haitianos que entraram de maneira irregular e estão esperando por regularização – informou.


Ele explicou que a estrutura do governo federal na região não é suficiente para permitir agilidade na regularização dessas pessoas, que ficam por longos períodos alojadas em acampamentos, enquanto aguardam pelos documentos para poder buscar trabalho em outras regiões.


– O governo do Acre tem feito o que é possível, o governador Tião Viana tem colocado o orçamento do estado a serviço do atendimento a esses haitianos, mas não é suficiente. Precisamos de uma tomada de posição do governo federal no sentido de dar assistência devida a essas pessoas, pois a entrada de haitianos continua acontecendo de maneira irregular e em número muito elevado – contou.


Aníbal Diniz fez um apelo ao Ministério das Relações Exteriores, ao Ministério da Justiça e aos órgãos de imigração, para que criem uma força tarefa para definir e implementar uma estratégia para a entrada de haitianos pelo Acre.


Enchente


Em seu pronunciamento, Aníbal Diniz cumprimentou as equipes da prefeitura de Rio Branco e do governo do estado pelo trabalho de atendimento às famílias de bairros alagados pela cheia do Rio Acre, nos últimos vinte dias.


– Deixo aqui meu reconhecimento pela dedicação e comprometimento da equipe da prefeitura de Rio Branco e governo do estado.


Agência Senado


 

Publicidade

 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido