Padre Paolino Baldassari completa 87 anos de vida

O mais conhecido morador de Sena Madureira, padre Paolino Baldassari, completa nesta terça-feira, 2 de abril, 87 anos de vida. Liderança religiosa e uma espécie de embaixador do município, ele fala das necessidades do povo, das distorções que precisam ser corrigidas, das questões que exigem maior atenção do poder público, das más condutas dos políticos.
Nascido em Bologna, Itália, padre Paolino nunca gostou de comemorar o aniversário. “Eu nasci e minha mãe foi embora. No mesmo dia eu fiquei sozinho com meu pai. Uma senhora me dava água com açúcar, até que apareceu uma mulher que me deu o peito por sete meses. Depois o meu pai casou de novo, e foi uma maravilha. Uma vez disseram que a mulher do meu pai era minha madrasta, e eu fiquei injuriado. Dei até uns sopapos. Meu pai disse que era verdade, ela era minha madrasta. Mas eu achava isso muito negativo. Ela era minha mãe! Eu tive mãe, era ela”, revela.
Padre Paolino faz viagens a pé, a cavalo ou barco para levar o evangelho a comunidades isoladas. Antigamente, quando a maioria da população de Sena Madureira morava na zona rural e as distâncias e dificuldades eram maiores, as viagens duravam até seis meses. Hoje elas ainda acontecem uma vez por ano, mas duram cerca de 60 dias. Padre Paolino chegou a percorrer 300 quilômetros nessas missões – a mais recente não foi, na verdade, a última viagem nos planos do líder religioso. “Não vou discutir agora, mas não pretendo ficar parado”, afirma.
Padre Paolino é mais que um importante líder religioso de Sena Madureira, sempre foi solidário com o povo acreano. Navega pelos rios da região, leva palavras de conforto para as pessoas, além de fazer consultas e entregar donativos. Baldassari é um reconhecido ativista ambiental devido a sua liderança ligada à preocupação da comunidade em relação à preservação das florestas e dos meios de vida tradicionais, como do seringueiro, do castanheiro e do ribeirinho.
Fonte Agência de Noticias

As últimas horas foram de mais subida do nível do Rio Acre na capital acreana. Na medição realizada pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira, 27, o nível do manancial subiu muito e chega agora a 16,74m. O novo nível significa uma subida de 32 centímetros em 24 horas.
Com mais subida, a cada momento aumenta o número de desabrigados. Até o momento, o poder público já montou 29 abrigos, sendo 25 da prefeitura e 4 do estado, principalmente em escolas. Desde a tarde de ontem que novos desabrigados têm sido levados para o Parque de Exposições.
No momento, a Defesa Civil faz a atualização de pessoas nos abrigos, mas até a noite deste domingo, cerca de 1.820 pessoas estão espalhadas pelos abrigos espalhados pela cidade de Rio Branco.
Infelizmente, a previsão é de mais cheia para a capital acreana. De acordo com Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, o rio deve continuar subindo. “É um conjunto de fatores. Só ontem choveu 64 milímetros. Além disso, temos a água que vem da região do Alto Acre e que acaba influenciando no nível aqui em Rio Branco”, declara.

A Travessa Serra que é o principal acesso ao Bairro Tropical na capital acreana está com o fluxo de veículos comprometido após parte do asfalto ceder na tarde deste domingo, 26, por causa das chuvas ocorridas em Rio Branco ao longo dos ultimos dias.
O curioso é que a travessa passou por um trabalho de recuperação realizado pela prefeitura nos últimos meses e mesmo assim, o asfalto cedeu completamente.
A população pede que o tráfego de veículos seja interrompido o mais rápido possível, já que o asfalto continua cedendo e pode fazer com que uma cratera fique ainda maior e o trabalho de recuperação seja ainda mais demorado.

Durante uma atividade de batismo da Igreja Muralha de Fogo neste domingo, 26 , em uma prioridade no Ramal Mourapiranga em Cruzeiro do Sul, o menino Arthur Oliveira Trindade, de 4 anos, morreu afogado.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tenente Josadaque Ibernon, a criança estava com o pai em uma parte rasa do igarapé, quando o homem foi ao banheiro. “Quando ele voltou não encontrou mais o filho no local em que havia deixado e chegou a pensar que o menino teria saído do igarapé rumo ao campo de futebol, mas não o achou e acionou o corpo de Bombeiros. Quando os socorristas chegaram ao local o corpo de Arthur já havia sido encontrado por populares”, conta o militar.
A médica da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atestou o óbito no local e a equipe do Instituto Médico legal (IML) fez a remoção do corpo da criança.
Foi esta propriedade, onde passa o Igarapé Preto, que no ano passado, serviu de cenário para parte das gravações da série Tarã, estrelado pela apresentadora Xuxa Meneguel.

O RioAcre continua subindo no início da noite deste domingo, 26. De acordo com a medição da Defesa Civil das 18 horas, o nível do Rio Acre alcança 16,57m, o que representa um aumento de 15 centímetros em 12 horas.
A Defesa Civil informou ainda que as novas famílias desabrigadas pela enchente em Rio Branco passam a ser levadas a partir de agora para o Parque de Exposições da capital acreana. No local, foram construídos 38 módulos para receber quem precisa de abrigo. Até o momento, 15 famílias já estão instaladas, o que representa cerca de 45 pessoas.
O capitão Brito Soares, que faz parte da Defesa Civil de Rio Branco, informou que o número aumenta a cada instante. “Construímos esses módulos para receber as pessoas desabrigadas e que passa a ser a base Clcentral para receber os novos desabrigados. A todo momento tem chegado mais famílias e a gente tem trabalhado para dar as melhores condições possíveis para essas pessoas afetadas pela enchente na nossa capital”, explica.
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada
-
Destaque 2
Em meio à correnteza no Acre, pai salva filhos gêmeos e comove internet
-
ILHADOS
Fit e Renegade ficam “presos” em ponto inundado ao lado da Havan
-
MAIS UM FORA
Jogador acreano assina com time da 2ª divisão da Croácia