Menu

SENA: Mano Rufino acompanha programa “Saúde Itinerante” e construção de Unidade de Saúde na comunidade Recife, rio Iaco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cedo da manhã de sábado (30) a aposentada Maria Madalena Bezerra, 72 anos de idade, moradora há 18 anos na comunidade Recife, alto rio Iaco, já estava de pé. Ela foi uma das primeiras pessoas atendidas pelo programa Saúde Itinerante, deflagrado no mês de março, através de uma parceria entre Prefeitura de Sena Madureira e Governo do Estado.


No sábado, a equipe composta por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem, técnico microscopista e vacinadores esteve realizando atendimento aos moradores do Recife e comunidades vizinhas. Dona Maria Madalena foi consultada e logo em seguida recebeu os medicamentos. “Cheguei aqui, dei meu nome e fui bem atendida. Esse trabalho é de grande importância para nós porque evita de nos deslocarmos até à cidade, tendo várias despesas”, comentou a aposentada.

Publicidade

O trabalho da equipe foi acompanhado de perto pelo prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) que chegou à comunidade Recife na tarde de sexta-feira e retornou no domingo. O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Dinho Nascimento (Saúde), Simone Matos (Cidadania e Assistência Social), Jairo Cassiano (Produção), Astério Vieira (Meio Ambiente), Professor Beto (Gerente de Esportes) e Gilmar Bezerra (Coordenador Municipal de Juventude). Os vereadores Mastroianne Furtado (Presidente da Câmara), Gilberto Lira (PR), Cleyton Brandão (PT) e Alípio Gomes (PMDB) também estiveram presentes nas atividades.


Foram realizados mais de 170 atendimentos ao longo do dia. Uma das preocupações diz respeito à Leishmaniose, mais conhecida como “ferida braba”. Somente na comunidade Recife foram detectados cinco casos, um deles envolvendo uma criança de apenas oito meses de vida. Esses pacientes terão um acompanhamento na cidade para realizarem o tratamento.


O prefeito Mano Rufino (PR) destacou a importância do programa Saúde Itinerante, assegurando que a administração não medirá esforços para fortalecer cada vez mais a iniciativa. “Aqui observamos pessoas que andaram até seis horas de viagem nos varadouros para serem atendidas, enfrentando uma série de dificuldades. Isso é o que nos motiva a trabalhar cada vez mais. Iremos expandir o programa a outras localidades, contando com a parceria com o governo do estado”, discorreu.


Prefeitura inicia construção de Unidade de Saúde


O prefeito também vistoriou a construção da Unidade de Saúde Básica da Família da comunidade Recife, que tem o mesmo padrão das unidades da zona urbana. A obra que está á cargo da Construtora Iaco foi iniciada na terça-feira (26) e deverá ficar pronta dentro de 60 dias. Treze trabalhadores entre pedreiro, carpinteiro e serventes erguem a estrutura em alvenaria.


Material para a Unidade de Saúde transportado em barco e lombo de burro


A comunidade Recife fica a aproximadamente cinco horas de voadeira do porto de Sena Madureira. De acordo com o empresário Raimundo Boró, houve certa dificuldade no transporte dos materiais para a construção da Unidade de Saúde. Tijolos, britas, cimento e outros materiais foram levados a até certo ponto em embarcações e em seguida transportados em animais até o local da obra. “Enfrentamos dificuldades, mas graças a Deus o material está todo aqui e não haverá atraso na obra”, destacou Raimundo Boró.


 


 


 

Publicidade

Mano Rufino reconheceu o esforço de seu antecessor, o ex-prefeito Nilson Areal, no sentido de tornar esse sonho dos moradores em realidade. “Estamos tendo a oportunidade de executar a obra. Esse projeto começou na gestão do ex-prefeito Nilson Areal e agora é uma realidade. Com a unidade construída, os moradores terão atendimentos na área da saúde com mais frequência. Vamos equipar a unidade e aumentar a quantidade de atendimentos”, garantiu.


Morador há 28 anos no Recife, o senhor Antônio Barbosa de Souza, 65 anos, relatou que trata-se realmente de um sonho dos moradores que está se transformando em realidade. “O sentimento é de agradecimento ao prefeito e a todos que ajudaram para a implantação dessa unidade de saúde. Será um benefício não somente para nós que moramos aqui no Recife, mas para os moradores de outras comunidades vizinhas”, mencionou.


Torneio de futebol com participação de 14 equipes


A programação organizada pela Prefeitura incluiu também a realização de um torneio de futebol no campo do Recife. Ao todo 14 equipes participaram do evento esportivo e o time da comunidade Boca do Ouro sagrou-se o grande campeão ao vencer o Campo Osório pelo placar de 1 x 0. Houve ainda um jogo feminino.


O Gerente de Esportes Municipal, professor Beto, avaliou positivamente o evento e disse que a perspectiva é promover um campeonato na comunidade Recife. “Nosso planejamento é realizar campeonatos nas comunidades-pólo e o Recife é uma delas. Brevemente a competição será iniciada”, informou.


Presidente da Câmara fala do compromisso com os moradores da zona rural


O presidente da Câmara Municipal, vereador Mastroianne Furtado, o “Mastró” disse ter ficado muito contente com a iniciativa da Prefeitura em garantir lazer e cidadania para os moradores da zona rural. “Aqui está se consolidando o que foi projetado. Queremos falar do compromisso e da responsabilidade com os moradores e dizer que estamos à disposição para ajudar no que for possível”, frisou.


Nesta segunda-feira (1°), a equipe do programa Saúde Itinerante realizará atendimentos nas comunidades Oriente e Palmeira, rio Iaco.


Edinaldo Gomes/assessoria da PMSM


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido