Menu

Jorge pede apoio

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana pediu nesta segunda-feira, 1º de abril, apoio ao governo federal para atender às famílias atingidas pelas enchentes no Acre, especialmente as que foram afetadas pela cheia repentina do Rio Liberdade, no Juruá. “O rio Liberdade subiu quase 10 metros em poucas horas e as mais de 200 famílias desabrigadas estão na dependência do acolhimento de parentes, amigos e do próprio governo do Acre e das prefeituras”, comentou.


Viana elogiou os esforços das autoridades estaduais e municipais para socorrer às pessoas, mas acredita que o apoio do governo Dilma Rousseff pode minimizar o drama de centenas de famílias. Ele encaminhou ofícios aos ministérios da Integração e da Agricultura, solicitando apoio às comunidades ribeirinhas que perderam tudo com o aumento do nível das águas.

Publicidade

“Só quem conhece aquela realidade sabe o quanto é difícil para um ribeirinho quando perde o que tem, como perderam as dezenas de famílias do Rio Liberdade, no Juruá”, comentou. “Precisamos dar as condições para que essas famílias possam reconstruir suas vidas”.


Ele anunciou que o governo do Acre trabalha com a doação de kit’s de alimentação e de limpeza. O governador Tião Viana também colocou à disposição o helicóptero João Donato para atender as famílias da região.


Vice-presidente do Senado, Jorge Viana declarou que em Rio Branco a situação já é menos preocupante desde o último final de semana, porque os níveis do Rio Acre diminuíram e ficaram abaixo da cota de transbordamento. “Está havendo uma mudança no ciclo das grandes cheias na Amazônia”, disse o parlamentar. “São três anos seguidos com o transbordamento do rio Acre, com o desalojamento de famílias e com grandes prejuízos principalmente para as pessoas que, por incrível que pareça, são as mais necessitadas, as mais pobres, já que moram nas regiões mais baixas da cidade”.


Para o senador, é importante que as prefeituras promovam políticas públicas para retirar as famílias da área de risco e evitar a ocupação das áreas baixas, aonde os rios costumam alagar no período de chuvas. “Graças ao apoio da presidente Dilma, o governador Tião Viana lançou o programa Cidade do Povo, cuja maior prioridade é oferecer uma habitação segura para famílias que hoje moram nas áreas de risco em Rio Branco. Mas o momento agora é de garantir apoio imediato, pois estamos vivendo uma situação de emergência”, declarou o senador.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido