Menu

Melhorar os índices

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Taumaturgo Lima (PT) terá de melhorar muito a sua votação em Cruzeiro do Sul, que nunca foi essa coca-cola toda, se quiser ter alguma chance de ganhar a prefeitura do município em 2016. Para uma empreitada dessa envergadura sua votação até aqui foi pífia.


Anúncio prematuro
Esse anúncio também leva a uma constatação, a de que disputará a reeleição no próximo ano para, se ganhar, cumprir apenas dois anos de mandato, fazendo a alegria do primeiro suplente.


Nada fácil
Além de nunca ter tido uma votação estupenda em Cruzeiro do Sul, o deputado Taumaturgo Filho poderá enfrentar uma pedreira pela frente, a deputada estadual Antonia Sales (PMDB).


Nome cotado
A vereadora Eliane Sinhazique (PMDB) é um nome muito comentado entre dirigentes do seu partido, para ser vice na chapa da oposição que disputará o governo no próximo ano.


Muito improvável
Pelos egos inflados dos candidatos até aqui postos, acho difícil o deputado federal Flaviano Melo (PMDB) fazer prevalecer a sua tese da oposição ter apenas  um candidato ao governo.


Duro, mas necessário
Vai haver reações de imediato, mas o governo tem de tirar as famílias cujas casas todo ano são atingidas pela alegação, colocá-las em outro lugar, e impedir a qualquer custo a reocupação.


Mesma ladainha
Todo ano é a mesma ladainha de sempre, essas famílias são remanejadas para abrigos e após a cheia voltam. É um dinheiro gasto que poderia ser aproveitado em outras obras prioritárias.


Cidade arrasada
Quem vai a Manuel Urbano volta com a sensação que visitou uma cidade alvo de bombardeio de mísseis, é um buraco emendado no outro, lixo e matagal completam o desolador quadro.


Seis por meia dúzia
O ex-prefeito Mendes (PT) foi um desastre, mas o prefeito Ale Anute (DEM) não está ficando atrás, em três meses não tapou nem os buracos das ruas, o eleitor trocou seis por meia dúzia.


Tira votos
Na atual conjuntura ter o prefeito Ale Anute no palanque, ao invés de dar, tira votos do aliado. Uma coisas é tocar o gado da sua fazenda, a outra, é a gestão pública, onde mostra ser inepto.


Em campanha
O deputado federal Gladson Cameli (PP) passa longe da disputa pelo governo entre o senador Sérgio Petecão (PSD) e o deputado Márcio Bittar (PSDB), fazendo campanha solo a senador.


Acredita na unidade
Gladson Cameli está entre os que defendem uma candidatura única pela oposição ao Governo.


Fofoca de adversários
O ex-prefeito Nilson Areal nega estar “rompido” com o prefeito Mano Rufino, e debita a boataria a “fofoca de adversários” de Sena Madureira. “Não existe rompimento”, garante.


Tocando na crise
O governador Tião Viana está administrando em meio a uma crise financeira, só este ano o governo acreano perdeu cerca de 15 milhões de reais com a redução nos repasses federais.


Sem interrupção
A etapa final do programa “Ruas dos Povos” nos municípios vai ter continuidade mesmo com a crise econômica nacional, que causa queda brusca mensal da receita do governo do estado.


Meia- boca
O que se pode dizer do prefeito Marcus Alexandre nesses primeiros três meses na PMRB? Nada de excepcional. Não é dos piores. Faz o feijão com arroz. Uma espécie de meia-boca.


Palavra cumprida
Sobre o cumprimento da promessa de campanha de passagens a 1 real para os estudantes foi um ponto positivo. Não importa ter sido em cima de encontro de contas com os empresários.


Nada mais que isso
Se não é das piores a sua gestão inicial, no campo da inovação, o chamado “novo” da campanha, está igual orelha de freira, não se viu. Leva a vantagem de ser esforçado.


PSB de muda
A direção regional do PSB dá como “perdido” o partido para a oposição. Mas segundo fonte do blog os seus dirigentes só vão se pronunciar quando o fato se tornar oficial, até lá, silêncio.


Vira inevitável
Caso se confirme a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (é quem manda no PSB) à presidência, virá inevitável, no Acre, o PSB cair no colo do Sérgio Petecão.


Pião na mão
O prefeito Marcus Alexandre tem de pegar o pião na mão na questão do trânsito. Se esperar por solução do RBtrans, continuará esse inferno de congestionamento em horários de pique.


Resposta curta
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Wagner Sales (PMDB), tem dado uma resposta curta quando perguntado sobre a possibilidade de ser vice na chapa da oposição: “não”, e de forma final.


Nem um avanço
Não aposto um centavo na tese da candidatura única ao governo pela oposição. O senador Sérgio Petecão (PSD) é intransigente quando se trata disso, defende várias candidaturas.


Buscar alternativas
Não sei se essa idéia lançada pelo ex-prefeito Mauri Sérgio e aproveitada pelo deputado Eduardo Farias (PCdoB), de construir eclusas no rio Acre para regular as enchentes é factível num curto prazo, mas o parlamentar tem razão num ponto: o governo não pode mais estar todo ano, nas enchentes, jogando dinheiro pelo ralo. Essas famílias têm de ser remanejadas.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.