Gleydison Meireles, da redação do ac24horas
[email protected]
A Semana Santa terá um sentido mais especial para os católicos neste ano. As celebrações que recordam a morte e exaltam a ressurreição de Jesus Cristo serão realizadas no momento em que a igreja vive um período de reflexão sobre seu papel na vida dos cristãos, com a escolha do primeiro latino-americano para conduzir a Igreja de Pedro, o Papa Francisco.
Segundo o padre Mássimo Lombardi, reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, da Diocese de Rio Branco, este ano a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo tem significado especial para a igreja no Brasil.
“Este ano temos muito que celebrar, o Brasil vive o momento da Jornada Mundial da Juventude, a Campanha da Fraternidade com seu foco voltado para juventude e a participação dos jovens com mais força na igreja, além da escolha do Papa Francisco, que veio para ser ‘um tempero’ na vida da igreja, um servo humilde e que prega o amor a Deus e aos irmãos como um sentido maior a vida ”, enfatizou padre Mássimo.
Os festejos tiveram início no domingo (24), com a celebração do Domingo de ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. As celebrações da Semana Santa tem sequencia hoje, quarta-feira (27), com a Missa Crismal, também chamada de Missa dos Santos Óleos, amanhã (quinta-feira, 28), acontece a missa da Ceia do Senhor.
A Sexta-Feira Santa é dia de jejum e penitência, quando os cristãos devem evitar, conforme a tradição, comer carne vermelha e é celebrada a missa seguida de procissão que relembra a morte de Jesus. No sábado, as igrejas realizam a Vigília Pascoal, que antecede o Domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição. Em Rio Branco a igreja católica realiza o Alvorecer da Ressurreição, onde todas as paróquias seguem em procissão até a Concha Acústica, no Parque da Maternidade, onde é celebrada a Missa de Páscoa.
Padre Mássimo relembra que a Sexta-Feira Santa e a Páscoa são a festa maior do cristianismo. “No domingo comemoramos o amor de Cristo por nós que é representado na sua ressurreição”, disse.
Em Rio Branco, a Semana Santa será marcada por missas, celebrações e festejos em todas as paróquias da cidade, além das tradicionais encenações da Paixão de Cristo e o Alvorecer da Ressurreição.