Salomão Matos, da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com
O volume de água do rio Acre oscilou em mais 10cm nas últimas 24 horas e já mede 13m90cm de profundidade na manhã deste sábado, faltando somente 10cm para alcançar a cota considerada de transbordamento pelas autoridades da Defesa Civil que é de 14m.
Com a enchente do rio Acre, alguns Igarapés que margeiam a capital começaram a ficar represados, e no caso do Judia, no bairro 6 e Agosto, já inundou alguns quintais e casas.
No entanto, a Defesa Civil Municipal diz que ainda não há famílias desalojadas pela enchente na em Rio Branco.
No interior do Acre por onde o rio Acre passa, o manancial chegou a subir quase 4m de ontem para hoje na cidade de Assis Brasil. Ontem, por exemplo, o rio Acre apresentava profundidade em Assis Brasil de somente 6m83cm e esta manhã, marca na régua de monitoramento 10m28cm. Em Brasiléia e Epitaciolandia, o volume apresentado no relatório da Defesa Civil do rio Acre é de 8m58cm e em Xapurí não houve leitura do monitoramento.
Em Tarauacá, o rio Tarauacá ainda permanece acima da cota de alerta (8m50cm) marcando de profundidade 8m74cm.
Já no município de Sena Madureira, o rio Yáco vem ganhando mais força a cada dia dado o grande volume de chuva nas cabeceiras do Vale do Yáco e o manancial se aproxima da cota de transbordamento (15m20cm).
Na princesinha do Acre como é mais conhecida a cidade de Sena Madeira, o Yáco está com profundidade de 14m66cm.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá se mantém estável mas acima da cota de alerta considerada pelas autoridades (11m80cm) e apresenta medição de 12m88cm.