Categories: Destaque esquerdo

CCJ aprova relatório de Jorge Viana para cooperação federativa na área de defesa civil

Published by
Roberto Vaz

A União, os estados, o Distrito Federal e os municípios poderão firmar convênio entre si para execução conjunta de ações de defesa civil. Essa possibilidade foi aberta pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira, 20 de março, com a aprovação em decisão terminativa de projeto de lei (PLS 25/2011) do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e relatoria do senador Jorge Viana propondo a criação de uma Força Nacional de Defesa Civil.


A ideia central do projeto, segundo explicou o relator, é mobilizar um corpo de servidores públicos civis e militares capacitados a atuar na prevenção de danos, prestar socorro imediato a vítimas e recuperar áreas atingidas por desastres naturais. Para eliminar dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta, Viana apresentou substitutivo para tornar autorizativa a formação dessa Força Nacional de Defesa Civil.


“Da forma como estava (no projeto), dava margem à criação de outro órgão, com outras despesas, comprometendo o mérito da criação de uma força conjunta para enfrentar os desastres naturais”, explicou o relator.


Os senadores pelo PMDB de Santa Catarina, Luiz Henrique e Casildo Maldaner, manifestaram apoio e elogios tanto à iniciativa de Lindbergh quanto ao parecer de Viana. O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) também votou pela aprovação da medida, mas deverá negociar a inclusão de emenda com o relator na reunião da próxima quarta-feira (27), quando o projeto será submetido a turno suplementar de votação.


Diárias e indenização


Como não deverá ser criado um destacamento específico para as ações nacionais de defesa civil, os servidores com formação técnica compatível que atuarem nessa frente receberão diária – não incluída em seus vencimentos – durante a participação no socorro a vítimas de desastres naturais.


O pagamento desse adicional será viabilizado pelo Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap), que também vai custear indenização de R$ 100 mil em caso de invalidez ou morte de servidor vitimado durante atividades de cooperação federativa.


Jorge Viana também agregou ao substitutivo emenda da senadora Ana Amélia (PP-RS) incluindo os municípios entre os entes federados capazes de celebrar convênios na área de defesa civil.


 


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Paulo Soares revela que jornalista Antero Greco está em seus ‘dias finais’

O jornalista Antero Greco, de 68 anos, que foi colunista do jornal O Estado de…

11/05/2024

Wanessa Camargo reata namoro com Dado Dolabella: ‘A gente quer fazer nosso caminho’

A cantora Wanessa Camargo realizou na noite desta sexta-feira, 10, seu primeiro show após participar…

11/05/2024

Incêndio destrói residência em Xapuri durante a madrugada e família perde tudo

Uma residência localizada na rua Cândido Pereira Castelo, no bairro Raimundo Hermínio de Melo, em…

11/05/2024

Homem toma de volta carro de comprador que não pagou parcelas e acaba preso

Um homem de 33 anos foi preso por andar em um carro com restrição de…

11/05/2024

Mulher é presa por prostituir meninas de 11 e 13 anos no município de Maués

Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi presa na madrugada desta sexta-feira (10),…

11/05/2024

UOL: Ulysses está entre os deputados que usaram plenário para espalhar fake news sobre desastre no RS

Uma reportagem do UOL publicada neste sábado (11) relacionou deputados federais que usaram a tribuna…

11/05/2024