Na véspera do Dia Internacional das Mulheres, os representantes do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) visitaram o Centro de Controle Oncológico (Cecon), unidade de saúde que realiza o exame de mulheres para verificar a possibilidade de câncer, encontrando a falta de estrutura para o atendimento.
Segundo o presidente do Sindmed, José Ribamar Costa, o prédio que abrigava a Secretaria Municipal Educação foi adaptado de forma improvisada para atender com pouca higiene as pacientes.
“Nas salas em que são realizados os exames, as paredes não são azulejadas, não há ventilação para evitar a contaminação dos profissionais com os produtos químicos e muitos equipamentos antigos ainda são utilizados para o trabalho”, detalhou o sindicalista.
Ribamar Costa ainda constatou a demora de até seis meses para a entrega de resultados dos exames, além da falta de acondicionamento correto das lâminas com as biópsias que ficam acomodadas debaixo de bancadas em caixas de papelão.
“As lâminas lidas ficam no chão em um amontoado que dificulta a procura para os funcionários, quando delas necessitam. Nas salas em que são realizadas as consultas não há espaço adequado e faltam computadores e o acesso a um prontuário eletrônico que poderia ser utilizado para registrar todo o histórico de saúde do paciente”, protestou o representante do Sindicato dos Médicos.
O sindicalista ainda constatou a falta de rampas ou de elevador para garantir o atendimento de cadeirantes em um prédio de três andares.
“Em tempos de guerra era justificado adaptar um prédio, de forma emergencial, para a realização dos atendimentos médicos, mas, aqui, não temos esse tipo de problema, por isso deveria existir uma estrutura capaz de atender melhor as mulheres”, detalhou José Ribamar.
Todos os problemas detectados da unidade de saúde e de outros hospitais serão encaminhados na segunda-feira para o Ministério Público Estadual (MPE) e para o Conselho Regional de Medicina (CRM) para que haja ações cabíveis.
A expectativa de público de cerca de 40 mil pessoas foi superada na festa da…
O primeiro bebê de 2025 no Acre é uma menina do signo de Capricórnio, chamada…
Em uma solenidade marcada por simbolismo e emoção, o prefeito Gerlen Diniz (PP) assumiu na…
O céu de Rio Branco se iluminou com um espetáculo de cores e emoção durante…
A chuva não foi obstáculo para o entusiasmo e a animação do público no Réveillon…