Categories: Destaque esquerdo

Rede Acreana de Cultura realiza oficina de formação

Published by
Roberto Vaz

Rose Farias (Assessoria FEM)


Para dar continuidade ao processo de capacitação dos profissionais da cultura no Acre, a Rede Acreana de Cultura (RAC), em parceria com o Produtor Cultural Independente (www.produtorindependente.com), realiza mais uma ação de formação do projeto Gestão para Produção Cultural, iniciado em 2009. Será financiado pelo projeto, contemplado com o Prêmio Brasil Criativo, do MinC, na categoria formação para competências criativas, o Programa Produtor Cultural Independente (nível básico).


Serão promovidos seis cursos presenciais para gestores, produtores e artistas, no período de 1º a 6 de abril,  das 18h30 às 22 horas, na Sala Matias da Fundação de Cultura Elias Mansour. Dirigido pelo consultor independente Alê Barreto, o programa trabalhará com pessoas interessadas na construção de condições de infraestrutura para ampliação do setor de Economia Criativa no Acre.


“O processo é um conjunto de ações voltadas para a capacitação de pessoas interessadas em melhorar a qualidade de sua atuação em atividades do universo da produção e gestão cultural, tais como arte, comunicação, cultura e entretenimento” explica Barreto.


O conteúdo envolve os cursos: Aprenda a Criar Oportunidades de Negócio, Aprenda a Fazer Propostas e Projetos, Aprenda a Organizar um Show, Aprenda a Divulgar seu Evento, Aprenda a Produzir um Artista, além de atividades adicionais que tratam de ações e de produção de economia criativa.


“Além dos cursos presenciais, o programa busca iniciar a formação de uma rede que irá estimular o diálogo entre organizações do poder público, sociedade civil e iniciativa privada, para criação de ações, projetos, empreendimentos e políticas públicas voltadas ao estímulo da Economia Criativa no Acre e sua articulação com os diferentes sistemas e mercados culturais de todos os estados brasileiros”, explica Alê.


Entre os critérios para participação constam: ter entre 18 e 29 anos; ter ensino médio concluído; desejável estar cursando nível superior; ter participação em atividades, projetos ou programas relacionados à arte, comunicação, cultura ou entretenimento, no mínimo nos últimos 2 anos (período de 2011 e 2012); desejável em atividades de administração, produção e gestão;  ter interesse em  desenvolver competências profissionais para organização, administração e gestão de ações, projetos, programas e empreendimentos de economia criativa; ter interesse em trabalhar futuramente com sistematização de informações, levantamentos e mapeamentos, produção de conteúdo escrito e atividades formativas, entre outros.


Para participar do processo – Serão oferecidas 15 vagas e as inscrições acontecem de 12 a 20 deste mês. Para se inscrever será necessário seguir os seguintes procedimentos: ler com atenção o convite para o processo seletivo que estará disponível nos endereços: www.cultura.ac.gov.br e www.culturarb.blogspot.com; concordar com todas as orientações contidas no convite para o processo seletivo; preencher o formulário de inscrição que estará disponível online e enviá-lo juntamente com currículo para alebarreto@gmail.com. Informações: 3223-1065 ramal 219 ou 231 (Fundação Elias Mansour) e 3224-0269 (Fundação Garibaldi Brasil).


A seleção seguirá  as etapas: triagem técnica; avaliação de ficha de inscrição e currículo por uma comissão formada por membros da RAC e o consultor independente Alê Barreto.


Qual a ideia da RAC – Todo esse processo de capacitação conduzido pela RAC, rede formada por instituições, produtores e artistas, tem trabalhado com a proposta de estimular a organização do setor cultural no Acre. “Percebemos que algumas iniciativas não obtêm sucesso, simplesmente pela falta de conhecimentos em gestão cultural e em produção de eventos. Então, com esse projeto buscamos atender a demanda com um olhar diferenciado, percebendo as características específicas deste setor da economia criativa do estado do Acre”, explica Flávia Burlamaqui, consultora do projeto.


Quem faz parte da rede – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB),  Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro de Multimeios, Universidade Federal do Acre (Ufac) e Ministério da Cultura (MinC), através de seu escritório em Rio Branco.


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024