Menu

Moradores do Tancredo Neves fecham rua após terem casas invadidas por água da chuva

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

alagou_01


Gleydison Meireles
ggreyck@gmail.com

Publicidade

Moradores do Bairro Tancredo Neves bloquearam na tarde desta terça-feira (5), uma das principais vias de acesso ao bairro, o motivo do manifesto são as sucessivas inundações ocorridas nas ruas Flaviano Melo, Airton Sena e Meire Alves todas as vezes que a cidade é atingida por fortes chuvas.

O bloqueio da rua foi a maneira encontrada pelos moradores de tentar sensibilizar o poder público para o drama vivido por dezenas de famílias do local.


De acordo com os moradores o problema perdura há mais de duas décadas, e durante o período invernoso os prejuízos sofridos são incalculáveis. Até o momento nenhuma solução foi tomada para amenizar o drama das famílias.


Alagou_02A dona de casa Gessiane de Lima, 28, mora na Rua Airton Sena há 23 anos e teve sua casa inundada nesta terça-feira, depois de horas de chuva.


Segundo relatos da moradora ela não estava em casa no momento em que começou a chover e quando chegou em casa encontrou maior parte dos móveis submersos.


“Todas as vezes que chove é a mesma coisa, as ruas ficam alagadas, os quintais e as casas são invadidos pelas águas da chuva, já não sabemos mais o que fazer. Em dezembro do ano passado durante um temporal perdi a maioria dos moveis e eletrodomésticos da minha casa, hoje outros moveis foram molhados, já cansei de comprar colchão, este que molhou hoje é o quarto que perco na alagação”, desabafou a moradora enquanto olhava os estragos em sua residência.


No fundo dos quintais das casas atingidas pelas águas passa um córrego onde há uma galeria para o escoamento das águas pluviais, construídas em administrações municipais anteriores, mas que não suporta o volume de água que se acumula no córrego e transborda.


A funcionária pública Antônia Bezerra estava indignada com a situação vivida há cerca de 22 anos em que mora no Tancredo Neves.


“Já perdi foi as contas de quantos móveis eu perdi nas inundações deste córrego, o ultimo foi um guarda-roupa que comprei a prestações e ainda não terminei de pagar, mas que já não presta mais. Nos moradores já procuramos a prefeitura, já fomos na Defesa Civil, muitos que estão aqui já se inscreveram nesse projetos do Governo na tentativa de conseguir uma moradia mais digna, mas até agora ninguém foi contemplado, e enquanto o poder público não faz nada nos ficamos aqui vivendo nessa situação”, disse.


O caso da moradora Mazonir Nobre, não é diferente, durante a chuva da tarde desta terça-feira, as águas invadiram sua casa, no quintal o nível atingiu mais de um metro e meio, no momento em que a reportagem do ac24horas chegou ao bairro a chuva já havia cessado mas as águas ainda invadia os quintais.


tam2

Publicidade

No início da noite um representante da Secretaria de Articulação Comunitária identificado pelo nome de Francisco Pereira da Silva, e que, segundo ele, estava também representando a prefeitura de Rio Branco esteve no local e negociou com os moradores. Francisco Pereira disse que o prefeito Marcus Viana garantiu que em 15 dias a prefeitura apresentará um projeto de obras para as ruas mais atingidas pelas enxurradas.


“O prefeito está ciente da situação e disse que no prazo máximo de 15 dias a prefeitura apresentará um projeto que irá solucionar esse problema. Esperamos que os moradores tenham um pouco mais de paciência que este problema terá um fim, a prefeitura elaborará um projeto de infraestrutura para esse local e logo após estará em busca de captar recursos para a realização das obras”, argumentou o representante do prefeito.


tam1


Após as garantias de que a prefeitura solucionará o problema os moradores desbloquearam a rua e o trânsito foi normalizado. Mas os manifestantes garantiram que caso a prefeitura não cumpra com o acordo novos protestos serão realizados.


Veja a vídeo-reportagem produzida por Willamis França:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido