Menu

Pesquisar
Close this search box.

Sebastião Viana ministra aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional de Saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nayanne Santana, da Agência de Notícias do Acre


Médico por formação acadêmica e professor doutor na área de infectologia do quadro de docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac), o governador Tião Viana foi o convidado para ministrar a aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional de Saúde na Ufac, na manhã desta segunda-feira, 4.

Anúncios


Tião Viana destacou que a pós-graduação aos médicos só foi possível graças às parcerias que a Universidade tem com o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que trouxe ao Acre o Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade de São Paulo (USP).


Durante a aula inaugural o governador falou sobre a “Construção de um Sistema de Saúde Pública no Acre”. Tião falou dos desafios superados na área de saúde no Estado, avanços em setores como no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que além de registrar índices satisfatórios no atendimento à população, também tem atuação num projeto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Domiciliares.


“Nas ações prioritárias deste ano nós teremos o programa de Saúde Bucal e o programa de Saúde da Mulher para atender todos os municípios”, adiantou.


Guida Aquino, vice-reitora da Ufac, pediu que os profissionais que estão participando da pós-graduação deem o melhor de si. “Temos que valorizar as pessoas e, é nela que estamos investindo nesta gestão da reitoria. Aproveitem essa oportunidade deste curso. Daqui a quatro anos nós estaremos comemorando a formação de 21 novos doutores”, concluiu.


Assinatura de edital para pesquisas


Antes de participar da aula inaugural, o governador Tião Viana fez uma vista institucional à vice-reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino e agradeceu a parceria institucional da instituição com o governo do Acre.


Na ocasião foi assinado um edital de pesquisa no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Pascoal Muniz, da Fapac, os interessados devem apresentar projetos, os que forem melhor avaliados serão financiados .


“O governo do Acre está apoiando as instituições como Ufac, Ifac e outras instituições de pesquisas, como também esta investindo no financiamento de pesquisa dos alunos dessas instituições”, acrescentou Muniz.


O projeto que visa financiar pesquisas no Sistema Único de Sáude acontece em parceria com a Sesacre, Ministério da Saúde e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).


Tião Viana destacou que a pós-graduação aos médicos só foi possível graças às parcerias que a Universidade tem com o governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)


Tião Viana destacou que a pós-graduação aos médicos só foi possível graças às parcerias que a Universidade tem com o governo do Estado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido