Menu

Terminal Urbano ganha painéis informativos com horários de partida dos ônibus

Os dois primeiros, dos dezesseis painéis informativos com os horários de chegada dos ônibus, que serão instalados no Terminal Urbano, entraram em funcionamento nesta sexta feira pela manhã. O prefeito Marcus Alexandre, esteve no local verificando o funcionamento do equipamento, que está em fase de teste. Ele anunciou que até abril, o Terminal Urbano, por onde passam cerca de 25 mil pessoas por dia, contará com 16 painéis informativos. “É o monitoramento por GPS da frota de ônibus de Rio Branco, o que vai garantir mais rigor na fiscalização dos horários do transporte coletivo. Isso faz parte da modernização do sistema”.

Os painéis são iguais aos que existem nos aeroportos, os usuários poderão verificar o horário da chegada de três ônibus seguidos de cada linha. Um painel igual já foi instalado na OCA em janeiro e segundo o Superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, além dos 16 equipamentos do Terminal, pontos mais movimentados como os que existem na frente do Estádio José de Melo e na frente da Loja Marisa, também vão contar com painéis. Locais com grande circulação de pessoas, como o shopping da cidade, também ganhará um equipamento. “Para que as pessoas saibam antecipadamente o horário do seu coletivo”.

O sistema de informações agradou aos usuários. O estudante e Menor Aprendiz, Jeferson da Silva, que pega dois ônibus por dia para estudar e trabalhar relata que agora poderá saber se o ônibus que faz a linha do Universitário vai demorar. E assim poderá optar por uma linha alternativa, como a do Esperança.
O gerente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo – Sindcol, Sérgio Pessoa, relata que os painéis vão auxiliar o sindicato na fiscalização para que não haja atraso na rota dos ônibus. Atualmente existem em Rio Branco 155 ônibus circulando em 32 linhas.
O prefeito Marcus Alexandre explica que o objetivo das intervenções é melhorar a qualidade na prestação do serviço de transporte coletivo da capital. O sistema de GPS, segundo ele, permitirá uma fiscalização mais rígida no cumprimento dos horários dos ônibus e também garante mais segurança para os usuários e os trabalhadores, como motoristas e cobradores. A modernização do transporte coletivo e acessibilidade fazem parte do Plano de Governo do prefeito. “Queremos uma frota melhor e com horários cumpridos a risca de modo que os estudantes e trabalhadores não sofram atrasos. Melhoramos também os corredores de ônibus, com a recuperação do asfalto”.Ônibus Novos


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois ônibus articulados (sanfonados) e outros dois ônibus alongados, vão começar a circular na capital nos próximos dias. Os veículos já estão na cidade e passam agora por algumas adequações. A aquisição se soma às outras medidas adotadas pelo Prefeito Marcus Alexandre, com o objetivo de melhorar o sistema de transportes da cidade e dar maior fluidez ao trânsito.

Os dois ônibus articulados são da empresa Via Verde e vão atender as linhas Sobral e Universitário e vão direto dos bairros para o Terminal Urbano, numa linha expressa com no máximo três ou quatro paradas durante o percurso. Os ônibus articulados podem acomodar até  120 pessoas.

Publicidade

E já em março, dois ônibus alongados vão  entrar em operação, atendendo as linhas Santa Maria e Alto Alegre. Os  veículos comportam até 75 pessoas,  dez passageiros a mais do que nos convencionais e têm sistema de refrigeração e bancos acolchoados.


 


Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido