Menu

Surama Chaul deixa a assessoria da Sesacre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


Em carta, a jornalista Surama Chaul anuncia sua saída da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde do Acre. Ela relata os momentos marcantes da carreira, durante cobertura de fatos ligados ao setor no Hospital das Clinicas e Saúde Intinerante. Surama retorna para São Paulo.

Publicidade

Leia o comunicado:


Comunicado


Prezados colegas de trabalho e companheiros da imprensa. Na próxima sexta, dia 01 de março, deixo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) onde fiquei por dois anos como gerente do Departamento de Comunicação. Dois anos de desafios diários ao lidar com um tema tão delicado. Aprendi muito e posso afirmar que em 20 anos de profissão nenhum trabalho anterior como jornalista se assemelha ao que vivi como jornalista de saúde.


É exaustivo e em muitos momentos pensei em parar. Durante esse tempo chorei, em outros me irritei, me alegrei, me emocionei, me revoltei. Mas tem uma coisa, uma coisa fundamental e inerente ao jornalista que me fez não desistir: acreditar que meu trabalho pode contribuir de alguma forma para o bem estar comum. Acreditar que pode ser transformador e fazer a diferença na vida das pessoas. E em se tratando de saúde é um tremendo desafio que se traduz em falar de vida ou de morte.


Me marcou, por exemplo, quando acompanhei in loco, durante uma madrugada no Hospital das Clínicas, a captação de órgãos de um doador falecido e quando vi um irmão gêmeo se despedir do outro com morte cerebral na UTI, cujos órgãos também foram doados. Foi igualmente marcante e emocionante acompanhar o Programa Saúde Itinerante no atendimento às vítimas da enchente do ano passado e quando da sua primeira viagem a Serra do Divisor para atender famílias que vivem a oito horas de barco da cidade. Experiências que vou levar para o resto da vida.


Mas como a vida precisa de movimentos constantes, finalizo minha missão nesta instituição para encarar outros desafios. Durante 17 anos morei em São Paulo e há cinco retornei para o Acre, minha terra querida. Agora, estou fazendo o caminho inverso de volta para São Paulo. O motivo? Meus filhos estão morando lá há dois anos e vou para perto deles dar continuidade na fascinante tarefa de educar. Além do mais, navegar é preciso, reciclar também.


A partir do dia 04 de março, Mônica Araújo, da equipe de comunicação da Sesacre, passa a responder pelo departamento.


Aos meus colegas de trabalho, meu respeito e agradecimento pela confiança em mim depositada.


Aos companheiros da imprensa, especial agradecimento pela parceria e contribuição.


Surama Chaul

Publicidade

Rio Branco, 28 de fevereiro de 2013.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido