Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil traçam metas para atender famílias em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal mantiveram na manhã desta quinta-feira (28) uma reunião no Quartel do Corpo de Bombeiros com a finalidade de tratar assuntos sobre a cheia do rio Iaco. A medição mais recente feita pela defesa civil, às 11 horas da manhã apontou um índice de 15,46 metros, 12 centímetros acima do que o verificado pela parte da manhã.


Estiveram presentes no encontro o prefeito em exercício de Sena Madureira, professor Hermano Filho (PCdoB), secretário municipal de administração e finanças, Juza Bispo, coordenador da defesa civil, Carlos Dávila e o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Velasques.

Anúncios


Esse primeiro contato objetivou traçar as metas iniciais no que tange ao socorro às famílias. “A primeira orientação é de que as famílias procurem as casas de parentes”, relatou Carlos Dávila, coordenador da defesa civil.


O comandante do Corpo de Bombeiros, Major Velasques, disse que todas as providências estão sendo adotadas para socorrer as famílias em caso de necessidade. “No ano passado vivenciamos uma situação difícil, por isso, o planejamento antecipado é importante”, frisou.


O Major Velasques também repassou algumas orientações para as famílias que moram em regiões alagadiças da cidade. “Pedimos que as pessoas fiquem atentas referente aos padrões de energia elétrica e também relativo aos riscos de afogamentos, principalmente envolvendo crianças. A recomendação é de que os cuidados sejam redobrados”, mencionou.


A prefeitura de Sena Madureira ficou, entre outras coisas, com a responsabilidade de providenciar os abrigos para as famílias. Caso o rio continue enchendo, os moradores afetados serão levados inicialmente para as dependências do ginásio poliesportivo Hermilton Gadelha Pessoa, assim como aconteceu no ano passado. “A preocupação é grande porque o município passa por momentos difíceis. Mas estamos prontos para ajudar no que for possível”, comentou


Vale frisar que já existe um plano de contingência montado e que conta com a participação de vários órgãos ligados às esferas municipal, estadual e federal.


Boa notícia: DC confirma vazante no alto Iaco e Macauã


Ao final da reunião, o coordenador da defesa civil informou que entrou em contato com moradores do serginal Nova Olinda, alto rio Iaco e foi confirmado que, por lá, o rio apresentou sinal de vazante. A mesma situação foi registrada na altura do seringal Apuí, rio Macauâ. “Resta esperar que nas próximas horas essa vazante registra no alto dos rios se reflita também aqui na cidade”, finalizou.


Edinaldo Gomes, de Sena Madureira


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido