Menu

Apagador de luz

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Saiu a deputada Marileide Serafim (PSD), o Julinho (PRP) voltou como filho pródigo, e agora é o Ruy Birico (PSDB), crítico feroz do PT, a entrar no barco da FPA. Pelo andar da carruagem só vai sobrar em 2014 o deputado Werles Rocha (PSDB) para apagar a luz do gabinete da oposição.


“Depende da fpa”
Ontem por telefone conversei com o Ruy Birico, que foi textual: “a minha entrada depende apenas da FPA… de detalhes. Não aconteceu, mas existe a possibilidade disso vir ocorrer”.


Caminhada de joelhos
O senador Sérgio Petecão (PSD), no gabinete de quem Ruy Birico é lotado, comentou em tom de ironia a notícia: “o Birico não vai para o PT nem com anzol no olho, eu vou andar de joelhos da minha casa (perto Saudosa Maloca) até a Catedral se isso vier a acontecer”. O Petecão pode comprar remédio para joelho esfolado, porque a adesão do Birico está 99% fechada.


Contar tudo
Birico promete contar os motivos ao blog assim que a entrada na FPA se efetivar.


Extrema confiança
O secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, voltará ao cargo em 60 dias após resolver a sua situação funcional na UFAC. Mâncio é da cota da extrema confiança do Tião Viana e do PT.


Pé frio
O vice-governador César Messias saiu do PP por o partido ir para a oposição. E agora corre o risco de sofrer o mesmo problema se o senador  Petecão (PSD) levar o PSB para a oposição.


Não é impossível
Se o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), for disputar a presidência, a possibilidade é factível.  Petecão tem um mandato de senador e isso pesa numa negociação.


Memória fraca
Os dirigentes do PT têm memória fraca. Faltou homenagear nas solenidades dos 30 Anos a sua primeira chapa, no Acre: Nilson Mourão governador, Elias Rozendo vice e, Lhé a senador.


 Ninguém mais dócil
O vereador Raimundo Vaz (PRP) quer um “movimento comunitário isento”. É um brincalhão, esse Vaz! Não existe nada mais dócil a quem está no poder que as associações de moradores.


Movimento popular
Abrahim Farhat, o Lhé, articula nos movimentos populares um ato público pela condenação de todos os acusados na “Operação Delivery”, para que o caso volte de novo aos noticiários.


Reta final
Já está na reta final o julgamento pela justiça do prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (DEM), acusado pelo MPE de cárcere privado e tortura de um menor suspeito de furto.


Na prática é diferente
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, segundo aliados, está devagar, quase parando. Esperavam que sua gestão fosse ser algo novo, mas não difere nada dos seus antecessores.


Só no nome
O PTB é um partido que existe só no nome, no Acre. Não tem um vereador na Capital, um deputado, enfim, não acrescenta nada em votos como aliado do PT, só tem vida cartorial.


 Afinidade e confiança
Vez por outra aparece “candidato” a ser vice na chapa de Tião Viana em 2014. Tática errada. Candidato a vice é escolhido mais pela afinidade, confiança, do que pela cor partidária.


Convite feito
O deputado federal Márcio Bittar (PSDB) convidou pessoalmente o jornalista Alan Rick, de quem é uma espécie de padrinho, para ser o vice em sua chapa na disputa do governo.


Mágoa religiosa
D. Moacyr Grechi continua magoado com a ex-pupila Marina Silva, por virar evangélica. Na sua última entrevista a um blog de Rondônia, ele repetiu não ter ela perfil de presidente.


Milagre da meia noite
Uma conversa noturna com dois vereadores, entabulada pelo ex-vice prefeito Jairo Cassiano, impediu a abertura de uma CPI sobre a gestão Nilson Areal, na Câmara Municipal de Sena.


Novo perfil
Já dá para se notar nessa nova legislatura uma maior coesão da bancada governista, a maioria já sai em defesa do governo, não deixam tudo apenas nos ombros da liderança do governador.


Sessão especial
A sessão de logo mais na Assembléia Legislativa será especial, dedicada a uma Audiência Pública com a comissão de deputados federais membros da CPI da Exploração Sexual.


Não é padeiro
O deputado Eber Machado (PSDC) explicou ontem o cochilo do prefeito Vareda (PCdoB) na Aleac: “acorda 3 da manhã para trabalhar”. Essa hora? Não foi eleito padeiro nem verdureiro.


Competência natural
É do papel do deputado Werles Rocha (PSDB) pedir auditoria do TCE no “Ruas do Povo”. Só que é chover no molhado, fiscalizar o bem público já é competência natural desse tribunal.


Providências tomadas
Um dos a contrapor o pedido rejeitado, o líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), disse ser extemporânea a proposta por algumas falhas estarem em correção pelo governo.


Falhas pontuais
As falhas pontuais já estão sendo corrigidas pelos construtores, que é da obrigação contratual, mas generalizar problemas no “Ruas do Povo” é injusto, cruel e desonesto, disse Astério.


Belo programa
É hipocrisia se dizer que o programa “Ruas do Povo” não tem problemas. Tem sim. Pontuais, mas eles existem. Mas, os empreiteiros têm obrigação contratual de reparar os problemas nas obras. Estão sendo cobrados. No grosso é um sucesso, um belo programa. E quem pode avaliar melhor são as famílias que, no verão sofriam com a poeira e no inverno com o lamaçal.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.