O estatuto do Rede Sustentabilidade, novo partido da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, foi publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (26).
A nova sigla foi lançada no último sábado (16) em Brasília. Na ocasião, Marina afirmou que a sua candidatura à Presidência em 2014 ainda é uma “possibilidade”.
O partido ainda precisa reunir mais de 500 mil assinaturas até setembro para ser oficializado.
Segundo Marina, a ideia da Rede é ser uma opção ao eleitor, acabando com a duelo entre duas forças políticas. “Nem direita, nem esquerda, estamos à frente”, disse. “Estamos indo para o mundo do paradoxo”.
Para Marina, a proposta do partido é “quebrar de fato o monopólio dos partidos na política. “Estamos num processo de desconstrução de que o partido tem monopólio da política, queremos quebrar isso. Os partidos não têm monopólio da política”.
Um exemplo seria a proposta de oferecer até 30% do total de vagas nas eleições proporcionais para candidaturas cívicas independentes que serão oferecidas à sociedade para cidadãos não filiados e que não pretendam exercer vínculos partidários.
A ex-senadora disse que não tem receio de que a legenda não seja formalizada. “Essa vida real nós dá esperança para colher assinaturas porque vamos colher essas assinaturas em rede”.
Fonte: Folha Online