Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Aleac poderá aprova lei que regulamenta venda de medicamentos veterinários no Acre

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Depois da morte de um menor de 15 anos, que injetou anabolizante animal nos músculos e da internação de outros jovens que teriam utilizado produtos animais, o deputado Eduardo Farias (PCdoB) disse na manhã desta terça-feira (26), que estaria trabalhando um projeto para regulamentar a venda de medicamentos veterinários no Acre.


“O caso de Jonas da Silva Lopes, de 15 anos, que injetava vitaminas de uso veterinário para ganhar maça muscular, faz a gente pensar que no Brasil, as leis são muito incipientes no caso da venda de anabolizantes. Alguns destes remédios são proibidos a fabricação e venda no Brasil, mas na Bolívia e no Paraguai, os anabolizantes são vendidos livremente”, diz Farias.


O comunista diz que é preciso criar um marco legal com urgência, para que este tipo de uso de medicamentos seja regulamentado. Farias destaca que está debatendo com empresários que comercializam os anabolizantes animais, para que tudo seja feito de uma forma que não prejudique os produtores que precisam ter acesso aos produtos.


“É preciso criar uma lei que normatize o uso do medicamento veterinário. Criar um tipo de mecanismo de barreira, para impedir que qualquer cidadão possa chega ao balcão de uma loja de medicamentos veterinários e compre os remédios animais”, enfatizou o deputado ao informar que estaria finalizando o projeto de lei.


“Estou finalizando o projeto de lei, para que se faça uma audiência pública com médicos veterinários, farmacêuticos, revendedores e representantes da agricultura familiar para que se possa criar um marco legal para a comercialização dos produtos. Não podemos ver nossos jovens serem vítimas da comercialização indiscriminada deste tipo de medicamento”, finaliza Farias.


Sair da versão mobile