Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acreano ficou mais de 65 horas sem energia no ano passado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]


O acreano ficou em média 5,4 horas sem energia em 2012. A aneel ainda não divulgou a média nacional, os dados foram antecipados com exclusividade para o ac24horas.

Anúncio


A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) anual foi de 65,82 horas. A marca é pior do que 2011, quando o estado ficou no “escuro” 46,23 horas.


Segundo a distribuidora, que em 2011 deixou de cumprir a meta de frequência dos apagões, em 2012 foram registrados 38.037 ocorrências emergenciais com interrupção de energia elétrica. Os picos atingiram com maior frequência, seis bairros: Transacreana, Belo Jardim, Bosque, Sobral, Alto Alegre e Corrente.


Se na capital onde se concentram metade da população a situação é considerada critica, no interior é pior. Os apagões atingiram as cidades de Acrelândia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasiléia e, ainda, o distrito de Campinas.


Segundo o departamento técnico da companhia, o que provocou as interrupções na rede de distribuição em Rio Branco foi o elo de fusível queimado. Mas segundo a Eletrobrás-Acre, a maioria das ocorrências incluem pepetas ou pipas na rede, dado curto circuito. Outros motivos das ocorrências são falhas de conexão no ramal de serviço, além de vegetais.


Para a companhia, mesmo com o aumento de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), das 8.760 horas anuais, o Acre passou 65,82 sem energia, um percentual de 99,25% de continuidade do serviço.


Nos municípios, segundo a empresa, as maiores ocorrências são por causa de saídas dos alimentadores. A Eletrobras alega  interferências de terceiros na rede. Em ramais sem acesso os próprios moradores ou eletricistas não autorizados colocaram “peia” (Substituição do elo fusível por um pedaço de arame) além de vegetais na rede.


A distribuidora no Acre não informou quais os investimentos vem sendo feitos para melhorar o sistema de distribuição de energia no estado.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido