Categories: Destaque esquerdo

Tribunal amplia projeto de gravação de audiências na Justiça Acreana

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O Tribunal de Justiça dará mais um importante passo para a modernização do Judiciário Acreano. A partir de agora, todas as unidades judiciárias do 1º Grau passarão pelo projeto de gravação das audiências.


Trata-se de um aplicativo integrado ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ/PG5), que vincula ao processo os registros fonográficos e audiovisuais das audiências judiciais. Uma vez à disposição dos magistrados, essa ferramenta vai eliminar por completo todo o trabalho de transcrição do ocorrido em audiência, seja o depoimento de uma testemunha ou um termo de acordo obtido entre as partes.


A medida faz parte de uma decisão do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal, tomada durante o ano de 2012, e que será ampliada pela atual gestão. O desembargador-presidente do TJAC, Roberto Barros, assinalou a importância de modernizar ainda mais a instituição. “A gravação de audiências faz parte do programa de modernização do Poder Judiciário, a exemplo da virtualização dos processos (já em fase final) e de outras medidas que iremos implementar,  como os AR (aviso de recebimento) digitais, citações e intimações gravadas por telefone etc. Daremos continuidade ao que já foi feito por outros gestores e inovaremos em tecnologias e ações para que sejamos um Tribunal revolucionário, como é o povo do Acre”.


Como funciona


O módulo de Gravação de Audiências do SAJ é composto por um conjunto de recursos tecnológicos e funcionalidades que, juntos, permitem realizar o registro (áudio e vídeo) das audiências judiciais. Como o Projeto de Virtualização do 1º Grau já está em fase final, toda a informação referente a qualquer processo estará em meio magnético.



De acordo com o diretor de TI do Tribunal de Justiça, Roberto Romanholo, o projeto de gravação englobará todas as unidades de 1º Grau (da Capital e do interior do Estado). Segundo ele, o processo de implantação é muito parecido com o da Virtualização. “Entendemos que o Sistema de Gravação de Audiências complementará o processo Virtual”, explicou o diretor.



A 1ª unidade a fazer parte do projeto foi a 4ª Vara Criminal de Rio Branco. Titular da unidade judiciária, o juiz Cloves Ferreira defendeu o uso das tecnologias no âmbito da Justiça Acreana. “Defendo o uso dessa tecnologia para garantir a celeridade e a segurança, visto que com a gravação de audiência, não resta dúvida sobre o que foi dito ou não dito pelas partes. É possível reproduzir todo o ambiente, como o semblante, a expressão, os gestos dos réus”, explicou.


O magistrado ressaltou também que outra vantagem do uso do sistema é o fato de que, ao receberem os recursos dos juízes do 1º Grau, os desembargadores que atuam no 2º Grau poderão julgar com maior propriedade. “O acesso do julgador à prova é mais real, ele poderá consultar o áudio e as imagens das audiências. A imagem muitas vezes fala muito, tem muito significado”, considerou.


O juiz citou um caso que ocorreu na 4ª Vara Criminal, quando uma vítima de estupro foi depor na unidade judiciária. “Ela era surda-muda e por essa razão não conseguiríamos colher o seu depoimento. Mas como estávamos utilizando o sistema de gravação de audiências, pudemos perceber no rosto dela a expressão de terror, quando viu o réu. Ou seja, a gravação fez toda diferença e conseguimos identificar o agressor”, completou Cloves Ferreira.


Atualmente as outras unidades criminais da Capital (2ª, 3ª e 4ª Varas Criminais), as duas Varas da Infância e da Juventude, o 2º Tribunal do Júri e a 1ª Vara da Fazenda Pública já utilizam o sistema de gravação audiovisual.


O prazo estimado para a conclusão de toda a implantação (Capital e interior) é junho deste ano de 2013.


Operando tanto para processos físicos como para processos digitais, os registros das audiências gravadas passarão a fazer parte do trâmite processual por meio do vinculo ao número do processo correspondente.


Nesse sentido, com destaque para o processo digital (virtualizado), todas as audiências gravadas estarão disponíveis na “pasta digital” do processo, assegurando o acesso ágil a informação tanto por parte de magistrados, servidores ou cidadãos.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Feira de Economia Solidária reúne empreendedores no Horto Florestal

O lançamento da 9ª edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular, ocorreu na…

03/06/2024

Mercado financeiro projeta inflação de 3,88% em 2024

O mercado financeiro elevou pela quarta vez seguida a previsão da inflação para este ano.…

03/06/2024

Fabiana Justus conta que perdeu as digitais após tratamento contra câncer: ‘Bizarro’

Fabiana Justus, que foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda em janeiro, passou por um transplante…

03/06/2024

Saúde defende permanência da vacina contra covid 19 em calendário de vacinação

O Ministério da Saúde e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) enviaram à…

03/06/2024

Mulher fratura o nariz ao ser agredida pelo marido na frente da filha em Rio Branco

Josiane Santos Moreira, de 31 anos, foi vítima de violência doméstica na noite desse domingo…

03/06/2024

Endrick curte foto de ex-affair de Neymar e “quebra contrato” com a namorada

Considerado o atleta mais valioso do mundo, o atacante Endrick Felipe, de 17 anos, acabou…

03/06/2024