Categories: Acre

Deputados da base de Sebastião Viana reconhecem problemas na saúde pública e defendem medidas adotadas pelo governo

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


A reportagem divulga por ac24horas – que mostram pacientes sendo atendidos em macas nos corredores do Pronto Socorro de Rio Branco repercutiu na sessão desta terça-feira (20) na Aleac. Os deputados da base do governador Sebastião Viana (PT) reconheceram os problemas do sistema de saúde pública e defenderam as medidas adotadas pelo Governo do Acre.


O líder do PT, deputado Geraldo Pereira usou como exemplo de bom atendimento da saúde pública a recepção de um bebê de sua família, no Pronto Socorro da capital. “Contei esta história para que a gente possa entender a importância do pronto atendimento feito pela rede pública de saúde. Em caso de emergencial os hospitais do Estado são referência”.


O petista recomendou a população que em caso de emergência, a clínica particular só serve para fazer atendimento depois que o paciente passa pelos hospitais do Estado. “A Saúde tem problemas, mas quero dizer que em caso de emergência leve o paciente para uma UPA ou para o Pronto Socorro. Quem quiser um hotel hospital, leve para uma clínica particular”.


Os deputados governistas fizeram uma defesa em bloco, do governado Sebastião Viana. “O esforço do governador é digno de louvor e aplauso. Para emergência quem está preparado é o sistema público de saúde do estado”, diz Pereira, que foi sucedido por Helder Paiva (PEN), que usou 27 minutos para elogiar a administração de Viana e confirmar que existem problemas.


O bloco de oposição também se posicionou sobre os problemas na área de Saúde. O peemedebista Chagas Chagas Romão disse que o “esforço foi do governo pode ter sido grande, mas falta muito, está difícil. A falta de estrutura e medicamentos ainda deixa a Saúde a desejar para nossa população. Muitas vezes falta o básico para o atendimento nos hospitais”.


Segundo o oposicionista, os profissionais fazem de tudo para atender o paciente, mas a questão estrutural e a falta de medicamento impede o bom desempenho. “Em Xapuri, uma senhora veio para Rio Branco e, depois de quase um mês, teve que viajara para fora do estado, para colocar uma placa em um braço quebrado. Isso é exemplo de atendimento?”, questiona.


Para Romão, “a saúde não tem que ser boa apenas em Rio Branco. O nosso estado merece muito mais. Temos que ter saúde pública à altura dos impostos que pagamos. Eu sei que o governo está trabalhando, mas ainda é pouco. Os deputados de situação não precisam vir na tribuna apenas para defender o governo. É  preciso admitir as falhas”, enfatiza o oposicionista.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Yudi Tamashiro diz que vítimas de chuvas no RS precisam buscar Deus: ‘Rejeitamos’

Yudi Tamashiro recomendou que as vítimas dos estragos causados pelas chuvas no Rio Grande do…

10/05/2024

Neymar publica selfies ao lado de Mavie e amigos reforçam semelhança

Neymar compartilhou novas fotos ao lado da filha Mavie, que recentemente completou 7 meses. A…

10/05/2024

No Acre, mais de 900 recém-nascidos são beneficiados com doação de leite humano

O Ministério da Saúde registrou a doação de 253 mil litros de leite humano a…

10/05/2024

Engenheira cai de forro do ‘Teatrão’ durante inspeção na Capital

A engenheira mecânica Wéllida Trevizani Santolin sofreu uma queda do forro do Teatro Plácido de…

10/05/2024

Más condições de ramal na Transacreana vira denúncia “produtores abandonados”

O Sindicato dos Extrativistas e Trabalhadores Assemelhados de Rio Branco - SINPASA fez denúncias à…

10/05/2024

PM de Xapuri prende pai acusado de abusar sexualmente da própria filha

A equipe de Inteligência da Segunda Companhia da Polícia Militar de Xapuri, prendeu nesta sexta-feira,…

10/05/2024