Categorias: Acre

TSE suspende eleição e posse da desembargadora Denise Bonfim na presidência do TRE Acre

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Uma liminar da ministra Fátima Andrighi, representante do STJ no Tribunal Superior Eleitoral acatou o pedido do desembargador Adair Longuini e suspendeu a eleição e a posse da também desembargadora Denise Bonfim como presidenta do Tribunal Regional Eleitoral do Acre. A ministra entendeu que não foi respeitado o intervalo exigido de dois anos entre o último cargo ocupado no TRE e a nova recondução da desembargadora à corte. A ministra, em seu despacho, informou que Denise Bonfim foi juíza do TRE até abril de 2011 e só poderia ser eleita novamente para o tribunal, mesmo que como desembargadora, a partir de abril de 2013. A eleição para o cargo aconteceu em janeiro deste ano.


Com a decisão, que ainda precisa ser referendada pelos demais integrantes do TSE, fica suspensa a posse da desembargadora na presidência da corte regional eleitoral, marcada para o dia 21. O desembargador Samuel Evangelista, vice-presidente e corregedor deve assumir a presidência interinamente, até que saia a decisão final.


O desembargador Adair Longuini havia entrado com recurso por entender que não fora seguido o critério de antiguidade na indicação do presidente do TRE, que é sempre o desembargador mais antigo do TJ que ainda não exerceu o cargo. Na época da eleição para a escolha dos representantes do TJ na corte eleitoral, Longuini era o presidente do Tribunal de Justiça e por isso foi excluído da relação. A decisão da ministra Andrighi não entrou nesse mérito, apenas expondo a inelegibilidade de Denise Bonfim, segundo critérios específicos e legais. Caso confirmada a decisão, deverá haver nova eleição no TJ Acre para a escolha do desembargador que substituirá. Denise Bonfim é a presidente da Câmara Criminal do TJAC.


Fonte: jornal A Tribuna


Compartilhe
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas