Categorias: Acre

“Bolívia tem que respeitar os brasileiros”, diz o senador Sérgio Petecão

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

O senador Sérgio Petecão, líder do PSD no Senado Federal, exigiu esta quinta-feira (14), em Rio Branco, uma atitude mais enérgica do Governo brasileiro em relação ao Governo boliviano. A indignação se deve ao anúncio do ataque a 5 presos  brasileiros por 120 detentos bolivianos no interior do Presídio Villa Bush(departamento de Pando), que resultou na morte de um brasileiro. Para o senador acreano, que há muito vem denunciando a violação de direitos humanos na Bolívia, “o Governo Evo Morales ultrapassou todos os limites”.


Petecão destacou que seu gabinete, em Brasília, já vem servindo de base para a oposição boliviana denunciar a perseguição e violência cometidas no país vizinho. O senador disse que já faz tempo que pediu ao Governo boliviano explicações sobre os carros roubados em território brasileiro e levados para o país vizinho, a invasão e queima de fazendas no município de Capixaba e  maus tratos  e perseguição a estudantes brasileiros. Sem esquecer, disse o senador, a tomada da refinaria da Petrobrás e até  a proibição de empresa do investidor Eike Batista de funcionar na Bolívia, “mas o Governo Evo Morales não dá ouvidos”.


Petecão disse que teme que a inoperância  das autoridades brasileiras leve brasileiros a fazer justiça com as próprias mãos, “o que é reprovável nem  interessa a ninguém”. O parlamentar acreano já entrou em contato com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, pedindo providências. E afirmou que vai, mais uma vez, à tribuna do Senado Federal, “denunciar uma situação insustentável que precisa ser resolvida de uma vez por todas”.


Assessoria de Comunicação Social


Compartilhe
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas