Categories: Acre

Solidariedade em rede social mobiliza voluntários e doadores de sangue para salvar vida de jornalista Nonato Souza

Por
Roberto Gaz

Salomão Matos
Da redação de ac24horas
salomao.matos@gmail.com


Tão  logo a reportagem de ac24horas publicou ontem (13), a notícia de que o jornalista Nonato Souza estava precisando de sangue tipo “O Positivo” para salvar sua vida, uma verdadeira legião de solidariedade se formou nas redes sociais do facebook e pelo twitter para ajudar o profissional da imprensa na sua recuperação.


Em poucos minutos, mais de cem doadores de sangue, amigos e voluntários, lotaram o hemocentro de Rio Branco, e a demanda era tanta que nem mesmo os funcionários do órgão davam conta de preencher os formulários burocráticos de registros dos que compareceram para o ato solidário.


Ontem mesmo Nonato Souza recebeu a boa notícia de que suas plaquetas tinham alcançado o número ideal e  no início da tarde desta quinta feira (14), ele próprio usou a mesma rede social do facebook, para agradecer o carinho de quem ajudou e, principalmente a Deus por ainda estar vivo e se recuperando bem. Confira o depoimento do jornalista:


-Não é segredo que sou portador de hepatite C e estou em tratamento no Serviço de Atendimento Especializado em Hapatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde, SAE.


Na madrugada de sábado, acordei com fortes dores pelo corpo, muita febre e infecção intestinal. Resisti em procurar ajuda médica até o início da segunda feira, quando o quadro se agravou.


Recorri a UPA do Tucumã e após receber o resultado do hemograma, descobrimos que minhas plaquetas estavam em 37 mil. Um índice que inspira cuidados da equipe médica. Foi encaminhado emergencialmente ao pronto socorro. Fiquei internado aguardando resultados de exames e a espera de avaliações médica. Novo Hemograma, mostrou um índice de plaquetas de 30 e outro resultado foi ainda mais sombrio. Minhas Plaquetas haviam despencado para 19 mil. Eu estava, portanto em situação real de riscos de morte e precisava fazer transfusão de plaquetas o mais rápido possível. Os problemas foram se somando. Não havia vaga na enfermaria de Infectologia do Hospital Geral das Clinicas e nem plaquetas no Hemoacre.


Começa uma grande luta e se forma uma gigantesca rede de solidariedade pelo Facebook. Em poucos minutos uma multidão se formou no Hemoacre para fazer doações e graças ao esforços de amigos conseguimos o leito da enfermaria de infectologia onde demos entrada por volta das 17horas de quarta-feira. No Homeacre servidores mal conseguiam preencher formulários das doações voluntarias e por volta de 2 horas desta madrugada, chegaram as doses de plaquetas que estava precisando.


No momento, continuo internado e em observação. Graças a rede de solidariedades de centenas de amigos e pessoas anônimas que eu nem conheço, estou fora de perigo.


Como agradecer pessoalmente a tantas pessoas e nominá-las e esquecer alguém cometendo uma grande injustiça? Sintam-se todos os que contribuíram. Foram ao homoacre ou ligaram para os amigos, contemplados com nosso agradecimento eterno. Eu e minha família iremos rezar muito para que Deus lhes dê em dobro, pelo tamanho da vossa generosidade. Minha filha Catryne, responsável pelo atendimento as doações não deu conta de atender a todos. Estou no Hospital Geral das Clinicas. Muito obrigado a Deus por vocês existirem.


 


 


 


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Nacional
  • Notícias

Nadador Gabriel Araújo conquista 1º ouro do Brasil na Paralimpíada

O primeiro ouro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris não tardou. Nesta quinta-feira (29),…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

MP reforça fiscalização contra maus-tratos a animais na Cavalgada de Rio Branco

O Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Ifac anuncia matrículas em cursos técnicos no Campus Transacreana

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) divulgou nesta semana abertura…

29/08/2024
  • Juruá
  • Notícias

Justiça manda Jéssica Sales retirar bandeiras de locais públicos em Cruzeiro do Sul

Após a candidata à prefeitura de Cruzeiro do Sul, Jéssica Sales, fixar bandeiras em vários…

29/08/2024
  • Acre 01

Bocalom e Alysson acreditam que propagandas eleitorais farão eleitor notar transformação

O prefeito de Rio Branco e candidato à reeleição, Tião Bocalom (PL), o candidato a…

29/08/2024
  • Cotidiano
  • Notícias

Comarca de Sena Madureira abre inscrições para jurados voluntários

Ser jurado no Tribunal do Júri é fundamental para o funcionamento do sistema judiciário, tendo…

29/08/2024