Em ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, o senador Sérgio Petecão (PSD) solicitou a disponibilização de um aparelho de hemodiálise para o município de Cruzeiro do Sul. Petecão destacou que o aparelho é uma importante reivindicação da saúde local, já que Cruzeiro do Sul recebe pacientes renais de todo o Vale do Juruá e Purus.
No ofício, Petecão disse que, apesar de Cruzeiro do Sul ser a segunda cidade em população e importância econômica do Acre, não conta com aparelho de hemodiálise que pese o grande número de pacientes à procura deste tratamento. Com isso, o município é obrigado a remeter os pacientes à capital, Rio Branco, a quase 700 quilômetros, “o que implica em significativo dispêndio para o erário”.
A solicitação atende uma enorme faixa de pacientes renais de diversos municípios da região, que muitas vezes é obrigada a entrar na fila da hemodiálise em Rio Branco. “Eles tem que viajar para a capital do Estado, longe de sua cidade, de seus parentes e enfrentando todo tipo de dificuldades, principalmente financeira”, concluiu Petecão.
Fabrício Fernandes, de Brasília