Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Clima tenso marca reunião de articulação comunitária no loteamento Santo Afonso

Santo afonso


Sob pressão, Marcus Viana anuncia limpeza do bairro para esta
sexta-feira (14); Representante do prefeito é acusado de ter xavecado na reunião


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


A linha de negativas promessas com o ex-prefeito Raimundo Angelim e o ex-governador Binho Marques, tornou hostil o debate entre os moradores do Loteamento Santo Afonso e o vice-prefeito Marcio Batista durante a noite de ontem (13) em uma das salas da Faculdade Sinai, no Segundo Distrito de Rio Branco.


O grupo se reuniu para discutir a situação dos filhos que estão fora da escola, mas na sabatina com o vice-prefeito a pauta acabou sendo a infraestrutura do bairro. O clima ficou tenso depois que o representante da Secretaria de Articulação Comunitária e Social do município de Rio Branco, Francisco Pereira, xavecou em discussão com uma moradora.


“Quando a moradora perguntou sobre as ruas, ele [Francisco Pereira] disse que elas continuavam no mesmo local. Nós não estamos aqui para escutarmos xavecos, mas para tratar de coisa séria”, desabafou o senhor Francisco Ribeiro.


O representante do prefeito, Francisco Pereira, disse que conhecia a moradora, por isso, se sentiu à vontade para brincar com relação às ruas. “Não faltei com respeito com nenhum de vocês”, respondeu.


Além de vagas na pré-escola, os moradores cobram a pavimentação das ruas principais de acesso à região, projeto que teria sido acordado com o município no pacote de obras de construção do Conjunto Jacarandá, entregue na gestão do ex-governador Binho Marques no final de 2010.


“Temos tudo registrado em ata, mas todos os acordos acabaram não sendo cumpridos nem pelo Estado e nem pelo município”, declarou o ex-presidente do bairro, João Antônio.


Ainda de acordo os moradores, o prefeito Marcus Viana esteve no local durante as eleições e prometeu a pavimentação das ruas. A promessa foi confirmada pelo vice-prefeito Marcio Batista.


“O prefeito esteve com eles e pactuou que as máquinas entrariam aqui para fazer ações emergenciais no período invernoso” disse o vice-prefeito.


Ações de alto impacto, segundo Marcio Batista, somente no período do verão. Ele rechaçou o clima tenso afirmando a importância do debate na relação respeitosa entre prefeitura e comunidades.


“Vejo isso como um processo bem educativo”, concluiu Batista.


Crianças fora da escola


Uma equipe de moradores vai fazer no final de semana, o levantamento das crianças que estão fora da escola. Os moradores sugeriram o aluguel de salas da Faculdade Sinai para salvar o ano letivo.


O vice-prefeito que também é secretário de educação confirmou uma demanda de crianças sem oferta de vagas.


Sair da versão mobile