Menu

Rio Acre ultrapassa cota de alerta e primeiras famílias atingidas são removidas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


As primeiras famílias removidas pela Defesa Civil  são moradoras da Travessa Edna, no Terminal da 06 de Agosto.

Publicidade

As três famílias foram atingidas pelo Igarapé Judia, que encheu rapidamente com a chuva da madrugada e manhã deste domingo, e por causa do represamento com o Rio Acre. Elas foram levadas para casas de familiares.


De acordo com a medição feita pela Defesa Civil, às 15h deste domingo, o Rio Acre alcançou 13,73 metros, e está acima da cota de alerta 23 centímetros.


Segundo o sub-tenente Monteiro, do Corpo de Bombeiros, que fez o primeiro contato com as famílias do Terminal  da 06, mais famílias podem ser atingidas a qualquer momento pelo manancial.


“Recebemos pedido aqui da 06 e do Taquari também, e estamos verificando”, disse Monteiro.


Entre os afetados pela cheia na Travessa Edna, está o comerciante Melquisedeque Souza, que perdeu quase toda mercadoria de seu comércio.


“Pela manhã quando acordei já estava quase tudo debaixo d’água”, diz ele.


Apesar de atingido, o comerciante disse que não vai sair agora. Acostumado com alagamentos, Melquisedeque  construiu uma casa de dois pisos e vai esperar a reação das águas. “Vou esperar. Só saio se as águas continuarem subindo. Por enquanto vou me atando aqui em cima”.


Para se ter uma idéia do nível do Rio, o estacionamento administrado pelo Educandário Santa Margarida, localizado em frente ao Mercado dos Colonos, está tomado pelo manancial. Parte da Rua Barbosa Lima, no bairro da Base, onde fica localizado o Sindicato dos Fotógrafos também.


No Parque de Exposições 110 abrigos ficarão à disposição dos possíveis alagados, garantiu neste domingo o secretário adjunto de obras do município, Ricardo Araújo.


A assessora de imprensa da prefeitura de Rio Branco, Andreia Fornek, informou na tarde deste domingo que até o momento nenhuma família foi alojada no Parque de Exposições, o que deve ocorrer apenas caso o Rio Acre alcance ou ultrapasse a cota de transbordamento que é de 14 metros.

Publicidade

 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido