Menu

Pesquisar
Close this search box.

Efeito Carnaval: Paciente esperam horas por atendimento médico no Huerb

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meirelles
ggreyck@gmail.com


No início da noite de sexta-feira (8), pacientes que aguardavam atendimento médico no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) procuraram a reportagem do AC24Horas para denunciar a falta de médico na unidade hospitalar e a demora no atendimento.

Anúncios


De acordo com os denunciantes apenas um médico fazia o atendimento no HUERB, o que estava ocasionando um tempo de demora muito grande.


Eliane dos Santos Tavares, que procurou o hospital por conta de fortes dores na mão estava desde as 14h esperando ser atendida no serviço de classificação de risco, triagem realizada antes do atendimento com o médico, e passava das 19h e ela ainda aguardava na fila.


Caso semelhante era o de Ianes Bezerra, que chegou ao hospital por volta das 15h e ainda não havia sido atendida.


Espera_01


“Isso é uma total falta de respeito, procurei a UPA do 2º Distrito e lá me mandaram para o HUERB dizendo que aqui o atendimento seria mais rápido, chegando aqui tenho que ficar todas essas horas esperando para ser consultada”, desabafou a paciente.


No hospital dezenas de pessoas lotavam a sala de espera aguardando para ser atendido. O caso mais grave identificado pela reportagem foi de Francisco de Assis da Silva, que levou seu filho sofrendo de desmaios e tendo convulsões e até as 19h ainda não havia sido atendido.


De acordo com Francisco de Assis, quando ele chegou ao HUERB foi orientado a procurar atendimento médico na UPA do 2º Distrito. Na UPA foi mandado de volta ao HUERB.


“Estou desesperado, meu filho está desmaiando, com convulsões e não tem um médico para atende-lo, já me mandaram pra UPA, lá me mandaram de volta pro Pronto Socorro e assim fico sem saber o que fazer vendo meu filho sofrendo”, protestou o trabalhador.


No momento em que a reportagem estava ouvindo os denunciantes uma funcionária do serviço de Acolhimento se aproximou e ainda tentou intimidar os pacientes afirmando que o atendimento médico estava normal, e que as demoras estavam ocorrendo devido a grande demanda de atendimentos.


A equipe procurou a direção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, mas foi informada que desde o período da tarde não havia nenhum dos diretores no local.


Uma servidora que pediu para não ser identificada alegando medo de represálias confirmou as denuncias e de que a demora nos atendimentos era devido a falta de médico.


“Meu filho hoje é carnaval e os diretores foram embora cedo, teve deles que nem voltou depois do almoço, isso aqui tá um caos, durante todo o dia havia apenas um médico para atender toda a demanda do hospital, mas acho que agora a noite vai ficar melhor, serão dois médicos no atendimento”, ironizou a servidora.


Na manhã deste sábado a situação continua a mesma, várias pessoas a espera de atendimento e o número reduzido de médicos


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido