Menu

Pesquisar
Close this search box.

Governo entrega tampas de caixa d’água no Bairro Defesa Civil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mônica Araújo (Assessoria Sesacre)


Na manhã desta sexta-feira (8) o governador Tião Viana e a secretária Suely Melo dão continuidade às ações de combate a dengue com o lançamento da Campanha “Dengue: a guerra não pode parar”. O lançamento será no Bairro Defesa Civil – na praça de areia – a partir das 9h. Na ocasião serão distribuídas cerca de 200 tampas de caixa d’água aos moradores do Bairro.

Anúncios


Historicamente, a realização do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), aponta que o município de Rio Branco tem como criadouro preferencial para o vetor os depósitos do tipo A2 – caixas d’ água em nível do solo – registrando positividade de 63,7% em todo o município.


O Governo do Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco preocupados com o alto índice de positividade em caixas d’água em nível do solo têm se empenhando em trazer novas estratégias de controle do vetor transmissor da doença.


De acordo com a gerente Estadual de Endemias, Thayna Holanda, o Bairro Defesa Civil apresentou o maior índice de positividade em caixas d’água, aproximadamente 76,3% de casos. Posteriormente, serão contemplados os bairros Montanhês, Tancredo Neves e Vitória.


“A distribuição destas tampas será realizada pelos Agentes de Endemias e Agentes da Comunidade, que irão proceder com a instalação e orientações junto à população, para manutenção e limpeza das mesmas”, informa Thayna.


Ela diz ainda que o sucesso da ação depende diretamente do envolvimento da população, visto que é fundamental que a mesma receba e utilize corretamente as tampas, favorecendo assim a redução da infestação pelo Aedes aegypti e consequentemente a redução no número de casos de dengue, no município de Rio Branco.


Origem das tampas


As tampas que serão adquiridas pelo Governo do Estado, são fabricadas pela empresa local PLASACRE, que atua desde 2008 na indústria acriana, tem o plástico como sua matéria prima principal, onde a empresa absorve todo o plástico que seria aterrado e o transforma em novos produtos, contribuindo para a geração de renda, aumento da vida útil da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) e poupa recursos naturais que seriam extraídos para a mesma função, como o petróleo e a madeira. Além de incentivar a coleta seletiva no município de Rio Branco e investir na economia do Estado do Acre.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido