Departamento Estadual de Trânsito (Detran) decidiu prorrogar o “período educativo” de funcionamento dos radares, em Rio Branco. O prazo terminava nesta quinta-feira (7), a partir de quando, motoristas que dirigissem com velocidade acima do permitido, seriam multados. O Detran informou hoje que será dado um prazo de mais 30 dias para que os condutores possam se adaptar aos equipamentos instalados em 16 pontos da capital.
Segundo a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, um dos fatores que motivaram a decisão de continuar com o caráter educativo dos radares foi a volta às aulas. “Esse tempo que os radares estão funcionando educativamente, durante o mês de janeiro, é um período em que há visivelmente menos veículos circulando nas ruas, principalmente nos horários de pico. Com a volta às aulas, vamos poder observar melhor como se comportam os condutores no que diz respeito à fiscalização eletrônica”, declara.
A fiscalização eletrônica registra infrações como a parada sobre a faixa, avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade. Mas, nesta fase educativa, o condutor flagrado em desacordo com as normas de trânsito não será multado; apenas uma notificação será enviada ao proprietário do veículo, de acordo com o endereço registrado na base de dados do Detran.
Com informações da Agência de Notícias do Acre (www.agencia.ac.gov.br)