Menu

Pesquisar
Close this search box.

Justiça diz que adolescentes de até 16 anos só podem ficar até às 23 horas em baile popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Justiça anuncia normas de participação de crianças e adolescentes em eventos no carnaval


A portaria que regulamenta a permanência de crianças e adolescentes em lugares onde serão realizados eventos nesse carnaval será publicada amanhã (7) no Diário da Justiça. Essa semana o juiz Romário Divino, da 2ª Vara da Infância e da Juventude de Rio Branco, reuniu-se com representantes de órgãos e instituições públicas que atuam na proteção dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios de Rio Branco e Porto Acre.


As discussões e deliberações conjuntas da reunião resultaram na edição da Portaria nº 04/2013, que estabelece que crianças e adolescentes com até 16 anos incompletos poderão permanecer nos locais de promoções dançantes e bailes carnavalescos até a 23 horas, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Após esse horário, poderão permanecer somente aqueles com idade igual ou superior a 16 anos, também desde que devidamente acompanhados dos pais ou responsáveis.

Anúncio


Os menores deverão apresentar ao responsável pelo controle da portaria documento oficial com fotografia e informação de idade. O menor e seu responsável também deverão preencher e assinar conjuntamente um Termo de Responsabilidade, que deverá ser disponibilizado pelo estabelecimento. O documento deverá ficar sob a posse do menor, que deverá apresentá-lo à equipe fiscalizadora sempre que solicitado.


A portaria ratifica a proibição legal para a venda e consumo de bebidas alcoólicas a menores. Os proprietários ou responsáveis por bares, clubes e demais locais com eventos carnavalescos que deixarem de observar as normas também ficarão sujeitos a multa de 3 a 20 salários mínimos e poderão ter seu estabelecimento fechado por até 15 dias.


Caso o menor seja flagrado em situação de excesso, transgressão, embriaguez, por exemplo, os pais ou responsáveis deverão ser responsabilizados administrativa e criminalmente.


Com informações do TJ/AC


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido