Categories: Acre

“A presidenta Dilma vetou PL de autonomia às defensorias com base em informações equivocadas de secretário de Fazenda dos estados”, diz Antônia Lúcia

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


A presidente da Frente Parlamentar em defesa das Defensorias Públicas do Estado e da União, deputada federal Antônia Lúcia (PSC-AC) disse durante o Seminário Nacional Defensoria Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal, nesta quarta-feira (6), no auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal, que a presidenta Dilma Rousseff (PT) vetou a PL de autonomia às defensorias, com base em informações equivocadas.


Segundo a parlamentar acreana, “se a presidenta tivesse respeito aos  mais de 80 milhões de brasileiros que precisam de acesso à Justiça não vetaria a PL 114/2011 – de um senador de seu partido. Dilma vetou a matéria com base em informações equivocadas fornecidas pelos secretários de Fazenda dos estados, que afirmam não ter orçamento”, diz Antônia Lúcia.


A deputada exemplificou a existência de recursos para conceder autonomia financeira às defensorias, com o exemplo do Governo do Acre, que teria pagado mais de R$ 1 milhão – em honorários de advogados dativos, no período de sete meses. “Mostrei apenas o exemplo do Acre. Que alega não ter recursos, mas paga quase o valor do orçamento com dativos”.


Antônia Lúcia mostrou a tabela dos gastos com advogados dativos no Acre, para mais de 600 defensores públicos de todo Brasil, que se reuniram em Brasília. A deputada acreana encaminhou denúncia contra o Governo do Acre ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Acre (TCE-AC) e Procuradoria Geral da República (PGE).


A deputada faz parte do grupo de parlamentares que lutam para derrubar o veto presidencial ao projeto do senador José Pimentel (PT-CE), que dava autonomia financeira às defensorias públicas. A proibição foi “por contrariedade ao interesse público”, alegou a petista Dilma Rousseff, atendendo ao pedido de governadores contrários a iniciativa.


“O Projeto de lei 114/11 é uma consequência da autonomia constitucional da Defensoria Pública e confere à instituição os mecanismos legais necessários para o seu efetivo exercício. Queremos garantir mudança estrutural e permanente, além de abonar o direito ao menos favorecidos em ter acesso integral aos serviços jurídicos gratuitos”, finaliza Antônia Lúcia.


Share
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Últimas Notícias

  • Extra Total

Fiéis celebram Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco

A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…

24/12/2024
  • Destaque 3

Aos 92 anos, dona Josefa encanta com dança e espírito de jovem na Praça da Revolução

Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…

24/12/2024
  • Famosos

Ludmilla perde processo em caso de racismo e se manifesta: ‘Jamais desistirei’

Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…

24/12/2024
  • Destaque 2

Futebol com roupas femininas: confraternização entre amigos vira show de bom humor no Quinari

A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…

24/12/2024
  • Famosos

Gusttavo Lima recebe alta após adiar show por internação

Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…

24/12/2024
  • Acre 01

Gladson deseja Feliz Natal em mensagem de esperança: “Que Deus nos proteja”

O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…

24/12/2024