Menu

Pesquisar
Close this search box.

Operação Delivery: Seis acusados são ouvidos no primeiro dia de interrogatórios

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meirelles, da redação de ac24horas
[email protected]


Rio Branco-Acre


Na manhã desta terça-feira (5), o juiz titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, Romário Divino, deu início a fase de interrogatórios dos 22 acusados pelo Ministério Público do Estado do Acre de envolvimento com uma rede de prostituição de crianças e adolescentes desarticulada pela Polícia Civil acreana durante a Operação Delivery.

Anúncio


Pelo menos seis acusados estiveram na manhã de hoje prestando depoimento na 2ª Vara, entre eles o pecuarista Assuero Doca Veronez, o empresário Marcelo Moniz Mesquita, Romara Costa Mota, acusada de agenciar menores para programas sexuais e um vereador de Rio Branco recém-eleito.


Como o processo correm em segredo de Justiça os interrogatórios estão acontecendo a portas fechadas.


Assuero Veronez, junto com o também pecuarista Adálio Cordeiro são acusados de contratar os “serviços” das menores por meio do esquema de prostituição infantil que vinha agindo no Estado há vários anos.


As audiências tiveram inicio as 8h30 desta terça-feira (5), com o depoimento de um vereador Comunista de Rio Branco. Assuero Veronez chegou por volta da 9h acompanhado de uma banca de advogados e permaneceu por mais de uma hora na sala de audiência, na saída ele se declarou inocente das acusações de pedofilia e afirmou que se pronunciará após provar sua inocência.


“No momento não posso declarar nada porque o processo corre em segredo de Justiça, mas assim que provar minha inocência vou falar a imprensa”, prometeu o pecuarista.


Operação_1


Operação Delivery – Na primeira fase da Operação Delivery foram presas sete pessoas acusadas de serem os agenciadores das menores, são eles: Jardel Lima Nogueira, Francinei de Oliveira Contreira, Greice Maria Vasconcelos de Almeida, Adriano Macedo Nascimento Filho, Maria José Souza da Silva, Romara Costa Mota e Thiago Celso Andrade Reges.


Para a polícia a prisão dos agenciadores possibilitou que as investigações chegassem aos “clientes” da organização, por meio de depoimentos das menores e de alguns dos acusados presos.


Na segunda fase forma presos os pecuaristas Assuero Doca Veronez e Adálio Cordeiro que passaram dois dias presos antes de serem beneficiados com Habeas Corpus concedido pelo Desembargador Francisco Djalma.


No dia 29 de novembro de 2012 a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) revogou os Habeas Corpus dos acusados e expediu os mandados de prisão. Como não foram encontrados pela polícia, passaram a serem considerados foragidos.


Após cerca de 40 dias de fuga, Adálio Cordeiro foi preso pela Polícia Federal na cidade de Ji-paraná, estado de Rondônia. Transferido pra Rio Branco ele foi beneficiado com prisão domiciliar até ter um novo Habeas Corpus concedido pela Justiça.


Assuero Veronez, por sua vez permaneceu todo o período escondido da polícia até saber da decisão do Tribunal de Justiça sobre a concessão do Habeas Corpus.

Anúncio


Durante a fase de investigação a policia chegou a mais de uma centena de nomes de possíveis clientes, mas após o MPE formalizar denúncia a lista encolheu para 22 denunciados.


Os interrogatórios estão sendo acompanhados pelos promotores de Justiça Mariano George de Sousa Melo, Danilo Lovisaro do Nascimento e Marcela Cristina Ozório.


Na quarta-feira (6), as audiências terão continuidade onde está marcado o interrogatório do fazendeiro Adálio Cordeiro e de mais três empresários. O termino da fase de interrogatório está prevista para a quinta-feira (7).


Leia mais sobre o assunto:


>>> Pecuaristas são presos acusados de usar “serviço” de aliciadores para exploração sexual de menores
>>> Câmara Criminal do TJ Acre revoga Habeas Corpus e pecuaristas voltam à prisão
>>> Pecuaristas acusados de exploração sexual de menores são declarados foragidos pela Justiça


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido