Categories: Acre

Deputados aumentam número de cargos na Mesa Diretora para contemplar ainda mais o PEN

Por
Roberto Gaz

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


O consenso na escolha os membros da Mesa Diretora não foi de graça. Para acalmar os ânimos de velhos caciques do Poder Legislativo, os deputados estaduais criaram mais dois cargos. O objetivo é contemplar a bancada de sete deputados do Partido Ecológico Nacional (PEN), que reclama da falta de espaço político dentro da Frente Popular do Acre.


Segundo o novo líder do governo, deputado Astério Moreira (PEN), o aumento no número de cargos não implicará em novos gastos para o Poder Legislativo. O bloco de oposição contesta e afirma que nenhum parlamentar estaria brigando para compor a Mesa Diretora se não envolvesse o ganho de cargos na estrutura da Assembleia Legislativa.


Foram criados os cargos de terceiro vice-presidente para acomodar Helder Paiva (PEN) e o de quinto-secretário para Edivaldo Souza (PSDC), que cedeu a terceira-secretaria para Luis Tchê (PDT). Para não excluir definitivamente a oposição da chapa quase 100% governista, Toinha Vieira (PSDB) será a quarta-secretária e Antônia Sales (PMDB) será corregedora.


A bancada do PEN foi a maior beneficiada. Os “ecológicos” ficarão com três cargos na Mesa Diretora. Os nove deputados da Mesa são os seguintes: Presidente, Elson Santiago (PEN); primeiro vice-presidente, Moisés Diniz (PCdoB); segundo vice-presidente, Jamyl Asfury (PEN); terceiro vice-presidente Helder Paiva (PEN); primeiro-secretário, Ney Amorim (PT); segundo-secretário Chico Viga (PSD); terceiro-secretário, Luis Tchê (PDT); quarta-secretária, Toinha Viera (PSDB) e quinto-secretário, Edvaldo Souza (PSDC).


Além dos três cargos na Mesa Diretora e a liderança do governo, os “ecológicos” indicaram Walter Prado (PEN), para o Conselho de Ética. Segundo informações dos próprios deputados, a corregedoria do Poder Legislativo e o Conselho de Ética ainda não teriam estrutura definida. Novas gratificações deverão ser criadas para os ocupantes dos dois cargos.


“Nós fizemos várias reuniões, onde conseguimos chegar a um consenso. Isso é uma prova que o parlamento está unido. Se Deus quiser nós estaremos fazendo um trabalho melhor do que foi feito nos dois anos anteriores. Tudo faremos para engrandecer o parlamento”, disse Elson Santiago, que agradeceu a retira da candidatura de Gilberto Diniz à presidência da Aleac.


 


 


 


Share
Por
Roberto Gaz

Últimas Notícias

  • Cotidiano

PRF está proibida de fazer bloqueios durante eleições, diz Lewandowski

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que a Polícia Rodoviária…

03/10/2024
  • Acre

Gladson participa de voo inaugural da Azul para Rio Branco nesta sexta

O governador Gladson Cameli participa nesta sexta-feira, 4, pela manhã, do voo inaugural da empresa…

03/10/2024
  • Famosos

Eliana revela que às vezes dorme em quarto separado do marido; saiba o motivo

No programa “Saia Justa”, do GNT, desta quarta-feira, 2, Eliana fez uma revelação sobre a…

03/10/2024
  • Cotidiano

Cotas trans já

As universidades brasileiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e na modernização do Brasil. Embora…

03/10/2024
  • Acre 01

Bocalom mostra Bolsonaro e Marcus fala de luta contra “máquinas”

No último programa do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, nesta quinta-feira, 3,…

03/10/2024
  • Televisão

SBT revive ‘Porta da Esperança’ após sucesso do ‘Show do Milhão’

Após o retorno triunfal do “Show do Milhão” no SBT, sob o comando de Patrícia…

03/10/2024