Menu

Pesquisar
Close this search box.

Situação e oposição esboçam acordo da divisão de cargos da Mesa Diretora da Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo,
da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com


Está quase definida a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre. Depois de mais de três horas de reunião na tarde desta segunda-feira (4), os deputados estaduais esboçaram acordo da divisão e participação partidária dos blocos de oposição e situação na administração do Poder Legislativo para o biênio 2013-2014.

Anúncios


Como ficou pré-acordado a permanência do presidente Élson Santiago (PEN) e do primeiro-secretário Ney Amorim (PT), além da escolha do primeiro vice-presidente, que será Moisés Diniz (PCdoB), na reunião está quase decidido que Jamyl Asfury (PEN) ocupará a segunda vice-presidência, cargo que era de Antônia Sales (PMDB).


O deputado Luis Tchê (PDT) não apareceu na reunião e deu o indicativo que jogou a toalha na disputa da segunda-secretária. Chico Viga (PSD) seria o ungido do próprio governador Sebastião Viana (PT) para substituir Tchê. De acordo com conversas de bastidores, o pedetista não teria mais a confiança da cúpula da Frente Popular.


Antônia Sales (PMDB), que ocupou o cargo de segunda vice-presidente nos dois últimos anos, ficou fora da composição da Mesa Diretora. Segundo informações de bastidores, o governador Sebastião Viana teria recomendado a sua base na Aleac, que a esposa do prefeito reeleito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) fosse excluída do processo.


O terceiro-secretário da Mesa será o Edivaldo Souza (PSDC), substituindo Lira Morais, do PEN. Os líderes da FPA no Poder Legislativo ofereceram a quarta-secretária para Antônia Sales, mas ela recusou o cargo ocupado por Toinha Vieira (PSDB), que permanecerá pelos próximos dois anos. A parlamentar tucana será a única do bloco de oposição na chapa.


Helder Paiva, que passou os últimos 14 anos, na primeira vice-presidência estaria em negociações para sair da composição da Mesa e ocupar a liderança do Partido Ecológico Nacional (PEN). As negociações poderão ser fechadas na manhã de terça-feira (5), antes do início da primeira sessão após o recesso parlamentar.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido