Atendendo ao convite do deputado federal Taumaturgo Lima (PT), o secretário nacional do setorial agrário do Partido dos Trabalhadores, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Elvino Bohn Gass, acompanhado do diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano, estiveram na capital acriana neste final de semana.
Os dirigentes partidários participaram de uma extensa agenda em Rio Branco. O objetivo da visita foi para falar da formação do PT, da Democracia Socialista e o direito de tendência junto a Executiva Estadual, lideranças do PT/AC e militância. Bohn Gass e Soriano foram recebidos pelo prefeito Marcus Viana (PT) e pelo Presidente do diretório regional do PT, Leonardo de Brito.
“É um momento muito importante, onde temos a honra de receber dois grandes dirigentes do diretório nacional que tem muito a contribuir e engrandecer o nosso debate. A Fundação Perseu Abramo sempre foi um instrumento formação política no PT através de iniciativas ousadas, como a Jornada de Formação Política que percorre todo o nosso estado”. diz Léo de Brito.
Na companhia dos parlamentares petistas, Jonas Lima, Geraldo Pereira e Taumaturgo Lima, os dirigentes fizeram visita a Secretaria de Pequenos Negócios, onde conversaram com o secretário José Reis. Foram apresentados ao deputado Bohn Gass e a Joquim Soriano os investimentos feitos pelo Governo do Acre na área de pequenos negócios.
Bohn Gass e Soriano foram recebidos pelo governador Sebastião Viana. O deputado gaúcho Bohn Gass elogiou a gestão de Viana, principalmente, no que diz respeito à política de sustentabilidade. “O PT nacional olha para o Acre como uma referência na política de sustentabilidade. Nesse sentido, estamos aqui visitando e conhecendo as experiências implantadas pelos nossos governos. Pretendemos levar os bons exemplos para o sul do país”, disse o parlamentar gaúcho.
Na tarde do último sábado foi realizado o Encontro Nacional da Democracia Socialista no Acre, tendo os convidados como palestrantes, juntamente com o Secretário Nacional do Meio Ambiente, Júlio Barbosa. Parlamentares petistas, lideranças e filiados do Partido dos Trabalhadores de vários municípios participaram do encontro.
“O diálogo dentro do partido é essencial para lidar com os descontentamentos individuais que eventualmente surjam quando o governo é amplo. É preciso manter a representatividade de um governo plural. As correntes não podem estar acima do partido e dos interesses do estado. A Democracia Socialista e sua mensagem dialogam sempre nesse sentido”, declarou o deputado Elvino Bohn Gass.
“Na Democracia Socialista não existem senhor, não existe um dono, todos são companheiros e sempre estamos abertos ao diálogo”, declarou o diretor da Fundação Perseu Abramo, Joaquim Soriano.
“A Democracia Socialista tem por função principal trazer democracia para dentro do partido. O diálogo se faz necessário, principalmente quando estamos tratando de ações que tem por objetivo trazer o desenvolvimento para nosso estado”, disse o deputado Jonas Lima (PT).
Satisfeito com o resultado do Encontro Nacional da Democracia Socialista no Acre, o deputado federal petista Taumaturgo Lima agradeceu a todos que estiveram direta e indiretamente envolvidos na organização do evento. Ressaltou ainda a importância da presença de Bohn Gass e Soriano neste momento tão importante que marca o início de uma nova história do PT no Acre. “Este encontro marca um novo momento dentro do PT. A DS vem não para trazer desentendimento dentro do partido, mas, sim para trazer fortalecimento a governabilidade e ao partido, através do diálogo entre filiados e também do contato ainda mais próximo com a população”, concluiu.
Desde sua fundação, o PT desenvolveu práticas e experiências inéditas na história político-partidária brasileira. Uma das mais significativas foi assumir desde a origem o direito de tendência interna, ou seja, o direito de se formarem, em seu interior, correntes de opinião que assumam iniciativas do debate e ajudem a sistematizar as posições programáticas e as diferenças táticas ou de temas específicos sobre as quais o Partido precisa decidir e praticar.
A Democracia Socialista é uma tendência do Partido dos Trabalhadores. Ela organiza militantes do PT, em acordo com o direito de tendência do partido, para lutar pela sua construção como um partido socialista, democrático, internacionalista, feminista e anti-racista, ecosocialista, defensor da ética pública e do republicanismo.
No último período, a DS passou a impulsionar a construção da Mensagem ao Partido, que constitui um movimento mais amplo, que luta por um partido socialista e democrático.