Menu

Pesquisar
Close this search box.

Parlamento acreano volta ao trabalho com credibilidade em baixa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
[email protected]
Rio Branco – Acre


Astério, Viga, Segóvia, Diniz, Geraldo, Marileide e Toinha. Se você tem pouca ou nenhuma familiaridade com esses nomes, tudo bem. Mas saiba que eles são seus presentantes no parlamento estadual e durante o mandato só se notabilizaram pelo pouco que fizeram. Não são os sete piores políticos da Assembleia Legislativa do Acre, mas lideram a lista de deputados com menos atividades legislativas em 2012.


O pior no ranking de desempenho, deputado Geraldo Pereira, é líder do PT na Assembleia Legislativa. Ele apresentou apenas 2 projetos de lei e 1 requerimento. O ex-secretário de finanças da Prefeitura de Rio Branco só perde para o líder do PSD, Chico Viga, que durante todo o ano de 2012 apresentou apenas 4 projetos de lei. Gilberto Diniz é o terceiro pior em desempenho. O líder do PTdoB apresentou 2 projetos de lei, 1 requerimento, 1 moção e 2 indicações.

Anúncio


Como intermediário da bancada improdutiva estão os deputados evangélicos: Astério Moreira e Denilson Segóvia, ambos do PEN. Astério inicia o ano legislativo premiado com a liderança do governo Sebastião Viana. Jornalista e apresentador de TV, Astério apresentou 2 projetos de lei, 1 requerimento e apenas 4 indicações. Ele é seguido pelo deputado Pastor Denilson Segóvia, com apenas 6 projetos de lei e 2 indicações.


A bancada feminina também decepcionou em desempenho. As deputadas Marileide Serafim [PMN] e Toinha Vieira [PSDB] empataram em natureza propositura com um total de 9 ações entre projetos de lei, requerimentos e indicações.


A falta de atuação dos deputados estaduais é mais visível quando analisado a atuação dos parlamentares nas comissões da Assembleia Legislativa. Segundo relatório da Subsecretária de Atividades Legislativas, as Comissões de Educação, Direitos Humanos e Serviços Públicos, zeraram em pareceres no ano de 2011.


Na outra ponta do ranking:


Salvaram as estatísticas da Assembleia Legislativa do Acre ano passado, as atuações dos deputados Lira Morais [PEN] com 96 ações de natureza propositiva, Eber Machado [PSDC], com 70, Chagas Romão [PMDB] com 38 ações. Lira Morais foi o que mais apresentou indicações, um total de 85.


Em apresentação de projetos, o peemedebista Chagas Romão foi o campeão. Ele apresentou 30 projetos de Lei. Em segundo lugar vem o governista Manoel Morais (PSB), com apresentação de 14 projetos e em terceiro lugar, o deputado tucano, Major Rocha, que apresentou 13 projetos de Lei.


Os deputados voltam ao batente nesta terça-feira (5) com a missão de recuperar a credibilidade de 2002 quando o parlamento em todo o Brasil atingiu conceito de confiança de 22,2, segundo pesquisa realizada pela Futura Pesquisa e Consultoria.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido