Menu

Pregando humildade, Mano Rufino apresenta mensagem governamental aos novos vereadores de Sena Madureira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A câmara municipal de vereadores de Sena Madureira promoveu na noite de sexta-feira (1°) uma sessão solene que marcou o início dos trabalhos legislativos em 2013. O encontro presidido pelo vereador Mastroianne Furtado, o “Mastró” contou com a presença de doze dos treze parlamentares e ainda de dezenas de moradores e autoridades locais.


O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) também compareceu à sessão para apresentação da mensagem governamental. Ele estava acompanhado do vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB) e de secretários do município.

Publicidade

Antes de lê a mensagem aos vereadores, Rufino pediu que fosse feito um minuto de silêncio, homenagem póstuma ao senhor Quidelmir, ex-servidor da câmara municipal.


O novo prefeito utilizou a tribuna da câmara por cerca de 30 minutos. Pregando a humildade e simplicidade, Rufino fez uma espécie de prestação de contas do primeiro mês de administração, mas também falou de ações futuras em todas as áreas da administração e disse que um dos grandes desafios será a geração de empregos em Sena Madureira. “Queremos trabalhar para todos. porém, o principal objetivo é alcançar os mais necessitados”, frisou.


O prefeito também falou das parcerias que a cidade manterá com a presidente Dilma Roussef, governador Tião Viana e a bancada federal, pedindo a união de todos. “Não estamos aqui para defender cores partidárias e sim a população. A nossa cor hoje é Sena Madureira. Sei que estou aqui de passagem, mas quero deixar meu nome positivamente na história de Sena”, complementou.


Mano Rufino colocou-se à disposição da câmara municipal, salientando que a administração municipal irá prezar pela transparência em suas ações. “As portas da prefeitura estarão abertas para receber os vereadores. Teremos um tratamento respeitoso com os parlamentares que são legítimos representantes da população”, comentou.


O vice-prefeito, professor Hermano Filho (PCdoB), também teve a oportunidade de usar a palavra. Ele destacou a situação atual da prefeitura, com ênfase para as dificuldades financeiras, informando categoricamente que a ‘casa’ está sendo arrumada. “Herdamos muitas dívidas e isso tem atrapalhado a administração. Porém, junto com o prefeito Mano estamos nos organizando para que os investimentos aconteçam”, adiantou.


Confira a mensagem governamental apresenta pelo prefeito Mano Rufino


Mensagem governamental n° 001/2013
Excelentíssimo Senhor presidente da câmara municipal de Sena Madureira
Excelentíssimos senhores vereadores.
Senhoras e Senhores, Boa noite.


Mano_camaraÉ com otimismo e responsabilidade que hoje apresento nossa mensagem governamental, que marca a abertura do ano legislativo e da nova legislatura para o período 2013/2016.


Desde o primeiro dia de mandato estamos empenhados para realizar serviços como capina, roço, remoção de entulhos, desobstrução de valas e recuperação de ruas. É que chamamos de “Operação inverno”.


E graças a parcerias com os empresários da cidade estamos conseguindo dá uma resposta positiva para nossa cidade.

Publicidade

INFRAESTRUTURA


Para garantir o acesso, fizemos o trabalho de melhoramento de algumas ruas que estavam intrafegáveis. Segundo Distrito (Rua Raul Tamburini), Siqueira Campos, Bom Sucesso, Travessa Hilário, em frente à escola Messias Rodrigues e Quintino Bocaiúva, em frente ao hospital.


Foi realizado ainda o melhoramento nos ramais do 20, do 17 e do 21 (Favo de mel), além da desobstrução realizada no igarapé Chá, bairro da Vitória e Feira Livre dos colonos.


SAÚDE


Com o objetivo de manter controlada a infestação da Dengue, que se propaga com facilidade neste período das chuvas, mobilizamos a equipe da saúde e demais secretarias para a campanha de combate à Dengue.


 


Realizamos a compra de medicamentos para abastecer as unidades de saúde de Sena Madureira


Foram adquiridos insumos para atendimento odontológico


Nos próximos dias estaremos inaugurando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)


A reforma da embarcação que atende o programa Saúde Itinerante nos rios está sendo concluída.


Já está sendo feita a licitação para a construção de seis unidades de saúde em Sena, sendo quatro na zona urbana (Boca do Caeté), Cazumbá, Joaquim de Matos e Recife) e duas na zona urbana (Aguinaldo Nunes e Carlos Afonso).


A nossa administração irá priorizar a saúde básica, não deixando faltar medicamentos e tendo um atendimento de qualidade.


EDUCAÇÃO


Começamos o trabalho, adotando medidas para assegurar o início do ano letivo. Estamos concluindo o levantamento de todos os funcionários do quadro da Prefeitura. Estamos trabalhando a contratação de mais 280 funcionários para a educação, dos quais 120 vagas será para o cargo de professor.


Este ano estará funcionando a escola Walfredo Guedes, localizada no bairro Eugênio Areal que também atenderá o loteamento dos Carneiros.


Estaremos inaugurando duas novas creches, onde se tudo der certo as mesmas estarão funcionando a partir do segundo semestre.


Este ano estaremos construindo também dez novas escolas na zona rural, sendo uma pólo no ramal 16, em alvenaria.


Estamos trabalhando e fazendo um levantamento de todas as escolas para adaptá-las para a educação em tempo integral. Onde não houver espaço, buscaremos outra alternativa.


Senhor presidente, senhores vereadores, isso é mais uma prestação de contas do que fizemos no primeiro mês de gestão.


Além disso, iremos focar nosso trabalho buscando fortalecer o setor rural. Os produtores rurais terão total apoio da nossa administração. Estamos buscando parceria com a bancada federal e governo do estado para adquirirmos uma patrulha mecanizada, que possibilitará a reabertura dos ramais em tempo hábil, facilitando o escoamento da produção.


Sena Madureira enfrenta dificuldades ainda em relação à geração de empregos. O esforço será grande no sentido de trabalharmos a industrialização no município e outras alternativas viáveis para preenchermos essa lacuna.


Sabemos do desafio, dos problemas enfrentados nos últimos anos, mas a nossa administração veio com humildade e simplicidade, sem esquecer de ousar porque o povo de Sena Madureira merece o melhor e nós iremos trabalhar incessantemente para dar o melhor da administração, para que o povo tenha o melhor.


Temos a convicção de que sozinhos é impossível conseguir atingir nossos objetivos. Por isso, estaremos buscando os parceiros como a nossa presidente Dilma Roussef, nosso governador Tião Viana e a nossa bancada federal. São parceiros imprescindíveis para termos êxito na nossa caminhada, rumo ao desenvolvimento do nosso município.


Nosso maior objetivo é poder proporcionar melhor qualidade de vida para os nossos munícipes. Queremos trabalhar para todos, porém o principal objetivo é alcançar os mais necessitados.


Que Deus nos proteja e nos abençoe!


Mano Rufino, prefeito de Sena Madureira
01 de fevereiro de 2013.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido