Menu

Prefeito se reúne com índios que estavam acampados no pólo-base de saúde em Sena

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR) participou na manhã deste sábado (2) de uma reunião convocada pelos indígenas que estão há cinco dias acampados no pólo-base de saúde indígena de Sena Madureira, localizado na Rua Padre Egídio, centro. O vereador Cleyton Brandão (PT) também acompanhou o encontro.


Reivindicando melhorias na área da saúde, os índios expuseram a situação ao prefeito e pediram um suporte à prefeitura referente a alimentação e água potável. “Não temos data certa para encerrar o protesto e a alimentação que trouxemos de nossas aldeias já acabou. Por isso, convidamos o prefeito e o vereador Cleyton Brandão solicitarmos ajuda”, comentou Aderaldo Jaminawá, um dos líderes do movimento.

Publicidade

Aderaldo agradeceu o atendimento recebido na Prefeitura na semana passada, quando o protesto começou. “Fomos até a prefeitura procurar o prefeito e nos receberam bem. Nossa manifestação é pacífica, só queremos que as coisas mudem”, salientou.


Mano Rufino ouviu atentamente as demandas apresentadas e disse que a prefeitura fará o que for possível em relação ao caso. “Estamos tomando ciência do protesto. O que podemos fazer é procurar os órgãos responsáveis para que haja alguns encaminhamentos de imediato. São pessoas que precisam ser tratadas dignamente”, frisou.


O prefeito assegurou também que buscará informações junto aos setores da Funai em Rio Branco e até mesmo em Brasília, objetivando saber o que pode ser feito para normalizar a situação. “Uma resposta precisa ser dada o quanto antes”, considerou.


Em que pese às dificuldades, o movimento dos indígenas em Sena Madureira tem ganhado mais força. Neste sábado, índios da aldeia estrela desembarcaram no porto do município para se juntar aos demais. Eles alegam que só irão arredar o pé do pólo-base de saúde quando houver um entendimento.


Os indígenas reivindicam ainda a disponibilização de um barco com motor para transportá-los das aldeias até a cidade, compra de medicamentos e rádios-comunicadores e pedem a saída de dois funcionários que atuam em Sena Madureira.
assessoria

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido