Menu

Definidos os candidatos oficiais à Mesa; Bittar concorre ao cargo de primeiro secretário e PSD terá 2ª vice sem corregedoria

Arquivo/ Beto Oliveira
Marcio Bittar
Marcio Bittar (PSDB-AC) concorrerá à primeira-secretaria.
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os partidos com representação na Câmara definiram, nesta sexta-feira (1º), os candidatos oficiais aos cargos da Mesa Diretora da Casa. As indicações foram feitas durante reunião de líderes e respeitou a proporcionalidade das legendas.


Assim, os candidatos oficiais aos cargos da Mesa são os seguintes parlamentares:
– André Vargas (PT-PR) será candidato à primeira vice-presidência da Câmara;
– Fábio Faria (PSD-RN) é o nome oficial para a segunda vice-presidência;
– Marcio Bittar (PSDB-AC) concorrerá à primeira-secretaria;
– Simão Sessim (PP-RJ) será o nome oficial para a segunda-secretaria;
– Maurício Quintella Lessa (PR-AL) é o candidato indicado pelo partido para a terceira-secretaria;
– Antonio Carlos Biffi (PT-MS), indicado para a outra vaga da legenda, concorrerá à quarta-secretaria.

Publicidade

Na reunião, também foram definidos os nomes dos candidatos oficiais às suplências da Mesa Diretora. Para esses cargos concorrerão os deputados Gonzaga Patriota (PSB-PE), Wolney Queiroz (PDT-PE) e Takayama (PSC-PR). Este último candidato a vaga cedida pelo PMDB.


Arquivo – Gilberto Nascimento
Fábio Faria
Fábio Faria (PSD-RN) é o nome oficial para a segunda vice-presidência.

Resta ainda uma vaga de suplente destinada ao DEM. O partido, contudo, apenas deverá anunciar o nome do candidato neste domingo (3).

Corregedoria

Antes da reunião, o presidente da Câmara, Marco Maia, declarou que durante o próximo biênio a função de corregedor não ficará a cargo do segundo vice–presidente da Casa, como ocorre tradicionalmente. De acordo com Marco Maia, a decisão foi tomada a pedido do PSD, que deverá ocupar o cargo.


“Como é uma função que pode estar agregada a qualquer cargo, resolvemos transferir para a terceira-secretaria, ainda que haja possibilidade de a próxima Mesa transformar a corregedoria em um órgão autônomo”, explicou Marco Maia.


É função do corregedor da Câmara investigar denúncias contra deputados e encaminhar pedidos de punição por quebra de decoro ao Conselho de Ética. A decisão de Marco Maia precisará ser ratificada pela próxima Mesa para valer.


Blocos
Antes da reunião, a maioria dos partidos se agrupou em três blocos. O maior e mais curioso deles, desfeito logo após a reunião, juntou três partidos governistas, PT, PSD e PP, e dois da oposição, PSDB e DEM, o que chamou a atenção por conta da diversidade programática das legendas.


Arquivo/ Beto Oliveira
José Guimarães
José Guimarães disse que bloco foi só para a definição da Mesa.

Questionado sobre o fato, o novo líder do PT, José Guimarães (CE), informou que a união só foi estruturada para a definição dos cargos na Mesa, e não valerá para a definição das presidências das comissões, prevista para ocorrer depois do Carnaval.


Avulsos
Apesar de os partidos terem apresentado nomes oficiais para os cargos, o Regimento Interno da Câmara permite que outros deputados disputem a vaga, desde que sejam do partido ou bloco que tem o direito ao cargo pela regra da proporcionalidade.


Já para a Presidência da Casa, o prazo para apresentação de candidaturas termina neste domingo (3), às 22 horas. Até o momento, quatro deputados anunciaram disposição em concorrer: Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Rose de Freitas (PMDB-ES), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (Psol-RJ).


Reportagem – Rodrigo Bittar

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido