Menu

Brasil continua em segundo no ranking de hanseníase; Acre diminuiu número de casos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com
Rio Branco – Acre


O Dia Mundial de Combate a Hanseníase, comemorado ontem (27) não teve nenhuma atividade no estado do Acre, divulgada. Na década de 80 o Estado tinha 3.419 casos. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2011, o país registrou cerca de 34 mil novos casos da doença, número inferior apenas aos 127 mil casos na Índia, que tem uma população cinco vezes maior.

Publicidade

Segundo o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, a situação do Brasil é alarmante, principalmente porque há muitos registros da doença em crianças e adolescentes com menos de 15 anos, totalizando 2.420 casos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos de hanseníase no país, dos quais 1.936 em menores de 15 anos.


O Estado do Acre possui um coeficiente de detecção de 28,63 por 100 mil, na população geral, com 210 casos conforme estimativa preliminar para 2011. Ano passado a capital recebeu R$ 150 mil adicionais para ampliar as ações contra a hanseníase.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido