Categories: Blog do Crica Notícias

Papo de cafezinho

Published by
Roberto Vaz

O governador Tião Viana me disse em recente conversa em seu gabinete que, a reivindicação do deputado Moisés Diniz (PCdoB) de ser o vice-presidente da Aleac na nova mesa diretora é justa. “Não há como lhe negar o pedido, se retirou da disputa da presidência”, ponderou.


Conversar é preciso
Já recomendou que o deputado Moisés Diniz (PCdoB) procure o atual vice-presidente da Aleac, deputado Helder Paiva (PEN), que ainda se mantém renitente, e lhe dê ciência da situação.


Maioria esmagadora
Sobre o único cargo da mesa diretora da Aleac que ainda se mantém indefinido, a segunda secretaria, disse ter recebido a informação que o deputado Chico Viga (PSD) tem 16 votos.


Muito tranqüilo
Tião se mostrou sereno no papo. Acha que fez o certo em não bancar o carnaval popular. E indagou: “Se dia 30, o ministro do STF, Gilmar Mendes, vetar o repasse do FPE, como ficaria?”


Repasse ilegal
A sua preocupação diz respeito ao fato de recentemente o STF ter decidido que os repasses do Fundo de Participação dos Estados no modelo atual são ilegais e não poderá continuar.


Apoios diversificados
Tião Viana diz que sua decisão, ao contrário do que se pensa, não foi aceita só por evangélicos, mas por católicos e demais segmentos sociais. Diz que só recebeu elogios pela sua prudência.


Ano proveitoso
Sobre o ano em curso Tião acha que será muito proveitoso e de realizações. Cita sua última conversa com a presidente Dilma que lhe passou um panorama político alentador para 2013.


“Estamos conversando”
Sobre o nome que comporá a sua chapa de vice se limitou a dizer : “estamos conversando”. Ao ser citado o nome do secretário Edvaldo Magalhães, riu e repetiu: “estamos conversando”.


Minha dedução
Com quarenta anos de colunismo político a experiência me deu um faro, quando converso com políticos. Sai da conversa certo que, o Edvaldo Magalhães é um nome forte no páreo.


Fato decidido
Sobre a liderança do governo na Aleac, Tião Viana confirmou o que o blog antecipou que, o líder será o deputado Astério Moreira (PEN), com quem já conversou sobre esse assunto.


Perfil de líder
Tião tem um perfil de líder de governo: o do ex-senador Artur Virgílio (PSDB), ferrenho na defesa de FHC. No parlamento líder do governo é líder do governo, oposição é oposição, diz.


 



Papo com El Brujo
Aproveitei e tive uma conversa rápida com o assessor político do PT, Carioca, que se mostrou nada satisfeito com o prefeito de Plácido de Castro, Roney, que afastou o PT de sua gestão.


Não há como
Para o Carioca não há como o prefeito Roney (PSB) continuar aliado com o PT se vir apoiar o deputado federal Gladson Cameli (PP) para senador, considera a equação algo impossível.


Faltou política
Concorda com o blog sobre a derrota dos prefeitos do PT no Vale do Acre. “Faltou fazer política”, enfatiza. Mas, acha que os prefeitos eleitos prometeram além do orçamento.


Angelim no páreo
Sobre o Senado considera que o senador Anibal Diniz (PT) é um candidato em potencial por estar no mandato, mas admitiu que o nome do Angelim será pesquisado para o cargo.


Grande puxador
Também admite que o ex-prefeito Angelim possa vir disputar uma vaga na Assembléia Legislativa ou na Câmara Federal : ”em qualquer caso será um grande puxador de votos”.


Ligação direta
O ex-prefeito Angelim será nomeado em breve para ser uma espécie de interlocutor entre o governo e os municípios e terá nessa nova missão a companhia do faz tudo Dudé Lima.


Tiraram da rede
Maldade com o Dudé: ganhava como secretário e só trabalhava na Expoacre e no carnaval!


Condiac
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem,  presidente do CONDIAC, tem de fazer uma devassa no órgão, que representa os prefeitos do Vale do Acre, e mandar para o MP.


Não pode calar
O prefeito André não pode calar sobre o pepino que recebeu, sob pena de ser conivente.


Não acreditam
A cúria dos cardeais do PT não acredita nem um pouco que o deputado federal Gladson Cameli (PP) disputará o Senado no próximo ano, acha que, após ele avaliar bem sairá para a reeleição.


Visão dos cardeais
Na opinião do sínodo dos cardeais do PT, o candidato a governador será Sérgio Petecão (PSD), por não ter nada a perder, e o deputado federal Márcio Bittar (PSDB) disputará o Senado.


Medida responsável
Everaldo Gomes (Brasiléia), André Hassem (Epitaciolândia), Mano Rufino (Sena Madureira) e James Gomes (Senador Guiomard) foram responsáveis em cancelar o carnaval popular.


Seria burrice
Seria uma tremenda burrice realizar a festa, gastar, e depois faltar dinheiro para o básico das prefeituras e acumular dúvidas que se somariam às muitas recebidas dos antecessores.


É de dar dó
Não sou de ficar impressionado. Mas, nos meus 40 anos de jornalismo político, nunca vi alguém entregar uma prefeitura tão saqueada em seus bens como a prefeita Eliane Gadelha.


Sempre termina mal
Só você pegar a história política do Brasil não se conhece um gestor público que fez desdém da imprensa e terminou bem o mandato.
Fernando Collor foi um deles.
José Dirceu o mais recente.
São dezenas e dezenas de exemplos.
Os casos regionais mais próximos são os dos ex-prefeitos de Tarauacá, Wando Torquato, de Porto Walter, Neuzari Pinheiro, que acabaram cassados, após várias denúncias na imprensa.
O prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, usou o mesmo discurso.
O tempo vai lhe mostrar que está errado, a imprensa existe para fiscalizar, para noticiar, para cobrar, e esse seu arroubo de arrogância para agradar o PT não vai impedir o papel da imprensa.
Não existe democracia sem contraditório. E ser cercado de puxa-sacos não é o melhor caminho.
Lembro ao Roney um velho ditado político para a sua reflexão: “o carro de todo político de mandato tem um pneu careca, um dia derrapa na curva”.
Traduzindo o ditado: um dia, fatalmente, praticará algo errado e queira ou não vai virar manchete.
O tempo é o senhor da razão, prefeito Roney Firmino. Você não será diferente dos demais políticos.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Sindicato consegue suspender desconto salarial de funcionários da Contax

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicação e Operadores de Mesas Telefônicas do Estado…

30/04/2024

Davi, do BBB24, recupera conta no Instagram: “Muito triste com o que aconteceu”

O campeão do Big Brother Brasil (BBB) 2024, Davi Brito, publicou um vídeo no Instagram,…

30/04/2024

Atriz desabafa sobre decisão de não ter filhos com ex-autor da Globo, de 86 anos

A atriz Mayara Magri abriu o coração sobre o casamento com Lauro César Muniz, conhecido…

30/04/2024

Três gerações da mesma família indígena tiram registro de nascimento no Projeto Cidadão

Maria Salomé Sales, de 54 anos de idade, do povo Huni Kuin, junto com sete…

30/04/2024

“Vá no Caladinho ou Cidade do Povo sozinho após 22 horas”, diz N. Lima a Calixto

“Temos problemas, mas a facção não domina nenhum presídio e bairro”. A frase dita pelo…

30/04/2024

“Vocês chegam para pesar em gastos”, diz juiz a servidores

O juiz secretário-geral do TJ/RO, Rinaldo Forti Silva, em cerimónia de posse de novos servidores,…

30/04/2024