Menu

Governo pretende adoçar a vida de 5 mil produtores através de programa de produção do mel

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares@ac24horas.com


O governo aposta que o mel de abelha pode ser um grande gerador de renda para os produtores rurais do Acre.

Publicidade

A meta estabelecida por Sebastião Viana é investir na cadeia produtiva do mel R$ 4,5 milhões em parceria com o governo federal. Dos quais R$ 1 milhão, de recursos próprios.


Na manhã desta terça-feira, 22, o secretário de pequenos negócios, José Carlos dos Reis, disse que os primeiros resultados do programa, que visa gerar renda aos produtores, devem ser vistos já este ano.


“Hoje mesmo nós temos dois profissionais nossos lá em Cruzeiro do Sul. Pra nós do governo não é interessante que uma ou duas pessoas produzam. Precisamos fazer isso em escala. Estamos, então, convencendo as pessoas a criar abelhas sem ferrão nas suas chácaras, nas suas casas. É uma atividade que não traz risco para as pessoas. São abelhas dóceis. Ela não atrapalha no dia a dia da atividade do produtor. Ele pode continuar fazendo a farinha dele, fazendo o açúcar mascavo dele, e tem a abelha lá no fundo do quintal trabalhando dia, noite, feriado”, explicou o secretário.


Por meio da apicultura, que é a criação de abelhas com ferrão, e da meliponicultura, criação racional de abelhas sem ferrão, o governo pretende gerar renda para cinco mil produtores, nos 22 municípios do Acre.


A fase inicial do programa já beneficia os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manuel Urbano e Bujari.


A meta do governo é estabelecer um programa com capacidade de incentivar a produção para consumo no mercado interno e exportação.


“Poucos estados tem inclusão sócio-produtiva, e uma das coisas que mais emociona a gente é agradecer ao governo pelo que ta acontecendo. A gente fica feliz”, disse José Reis.


O secretário falou ainda da intenção de estabelecer parcerias com a Ceasa em Rio Branco para incluir produtores do interior do Acre, aumentando a oferta ao consumidor.


“Nós estamos trabalhando uma forma de aumentar a oferta do Ceasa, dessa forma a gente melhora a renda das pessoas que tão vindo do interior”, completou.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido