Menu

Provável enchente e situação financeira delicada motivaram o cancelamento do carnaval de rua de Brasiléia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Equipe gestora da prefeitura se organiza para criar comitê de estudos e providencias emergenciais no caso de inundação


WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

Publicidade

Reunido com todos os seus secretariados e representantes da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, Detran, delegado de Policia Civil e da imprensa do Vale do Acre nesta segunda-feira, 21, as 16h30min. O prefeito Everaldo Gomes, anunciou o cancelamento do carnaval sob o comando da prefeitura de Brasiléia.


O anunciou ocorreu depois de toda a equipe Organizadora do Carnaval tomar conhecimento de duas situações que se encontra o município. A primeira é com relação à situação de alerta que afeta todos os municípios banhados pelo Rio Acre, que vem apresentando elevação em seu nível, ameaçando segundo estudos meteorológicos uma nova inundação semelhante ou maior a que ocorreu em 2012.


A segunda argumentação para o cancelamento do carnaval de Rua, segundo o prefeito e toda sua equipe gestora é relacionado as condições financeiras que afeta o município diretamente. “Tivemos nosso orçamento reduzido em mais de R$ 2 milhões e não temos condições de viabilizar recursos para o carnaval, tendo em vista que ações e situações emergenciais podem acontecer como uma possível enchente. E por conta disso, achamos melhor priorizarmos o carnaval Fora de Época no meio do ano. E antecipando uma eventual enchente, estamos priorizando a formação de um comitê responsável para verificar situações emergenciais que possam ocorrer”, informou o prefeito.


No decorrer da reunião os vereadores presentes apoiaram a decisão da equipe gestora do município. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Arleudo Batista disse que foi uma decisão acertada do prefeito e sua equipe, já que as previsões são ainda de muita chuva nos próximos meses. “É uma decisão difícil e somente quem tem pulso firme para priorizar primeiro a segurança e declarar a real situação financeira do município tem coragem para tomar decisões acertadas como essa”, destacou.


O delegado da Policia Civil, Cristiano Basto, disse que a população espera pelas festividades que são comuns no decorrer do ano, como são comuns, tal como carnaval. “Mas sabemos das dificuldades que a população passou e as dificuldades que os comércios enfrentam até hoje. Sabendo que todas as cidades do Estado banhadas pelo Rio Acre sofre com essas ameaça de uma nova enchente. Acho sabia a decisão do prefeito de tomar essa atitude de cancelar o carnaval prevendo uma situação emergencial” comentou o delegado.


A Secretária de Saúde do município, Aldenice Ferreira alerta para os estudos meteorológicos que indicam a possibilidade de uma nova enchente, e o município precisa está preparado caso aconteça. “Mas nesse momento precisamos entender que podemos está comprometendo e colocando em risco a vida das pessoas. Então, acho acertada a decisão do prefeito e de toda nossa equipe”, enfatizou.


O prefeito esclareceu também, que caso alguma empresa queira viabilizar o carnaval pode ficar a vontade, mas o município nesse momento não pode realizar o evento pelas condições que afligem a população, por conta de uma possível enchente e as condições financeiras do Poder Público Municipal.


Mas deixando bem claro a população de Brasiléia e de todo o Estado, o prefeito Everaldo Gomes, confirmou a realização do Carnaval Fora de Época em Julho. “Vamos realizar um carnaval que vai ficar na história de nossa região. Faremos uma tradicional festa preparada e organizada com muito carinho a todo o povo do Acre e de outras regiões”, reafirmou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido