Menu

Procissão de São Sebastião leva mais de 12 mil às ruas em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Procissão1


Texto e fotos de Luciano Tavares, de Xapuri – AC
lucianotavares@ac24horas.com

Publicidade

A fé em São Sebastião levou mais de 12 mil devotos às principais ruas de Xapuri, na tarde deste domingo, 20, dia do santo padroeiro da cidade. Foram duas horas e meia de caminhada. A procissão começou às 16h30 e terminou às 19h.


Diferente de anos anteriores quando a imagem do santo era carregada por fieis, este ano São Sebastião foi transportado num carro aberto por causa de sua estrutura feita de gesso fragilizada.


A estátua é antiga, possui 101 anos, e devido ao tempo de existência apresenta algumas fissuras.


Guiados pelo Padre Francisco Chagas, líder da igreja católica em Xapuri, romeiros da própria cidade e de vários municípios do Acre, rezaram e louvaram a São Sebastião.


Pessoas como o xapuriense Sebastião Maximiliano de Souza, que fez uma promessa ao santo de que se seu filho Giliard fosse curado de uma adenóide no nariz (carne crescida), ele faria uma promessa de participar durante sete anos seguidos da festa religiosa com o filho vestido em homenagem ao santo. O menino foi curado, e ele há três anos não perde uma procissão junto com Giliard, que vai à festa com vestes em homenagem ao padroeiro.


procissão2


Antes do começo da procissão, Padre Chagas disse que os devotos não devem lembrar-se de São Sebastião somente como um santo curador, mas um servo fiel a Deus que enquanto esteve na terra deu um bom exemplo através de suas obras.


“Não basta só vir é preciso seguir esses bons exemplos. Precisamos viver na nossa vida a fidelidade do cristianismo. Porque foi isso que Sebastião fez. Ele abraçou a fé quando decidiu fazer parte de uma comunidade cristã” lembrou o líder religioso.


A procissão começou e encerrou em frente à igreja de São Sebastião. Após a peregrinação dos fieis o Padre Chagas, de cima de um caminhão, intercedeu pelas famílias acreanas pedindo a Deus “proteção a todos”.


Devoto fervoroso de São Sebastião, o governador Sebastião Viana, freqüentador assíduo do novenário de Xapuri, não compareceu. Mas em sua página no twitter ele lembrou-se de seu santo protetor ao postar: “Dia de São Sebastião…”

Publicidade

procissão3


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido