A inadimplência das empresas deverá apresentar trajetória de queda gradual ao longo de 2013, sinaliza nesta segunda-feira (21) a empresa de análise de crédito Serasa Experian.
O indicador de perspectiva da inadimplência das empresas caiu 1,7% em novembro em relação a outubro, situando-se em 91,5 pontos. A metodologia de construção do indicador permite antever os movimentos cíclicos da inadimplência com seis meses de antecedência.
“A perspectiva de manutenção da taxa básica de juros (taxa Selic) em 2013, em patamar historicamente baixo, a tendência de aceleração do crescimento econômico interno e a predominância de um cenário externo mais positivo contribuirão para o estabelecimento de um quadro mais favorável para a queda da inadimplência das empresas em 2013”, observam os economistas da Serasa, em nota.
Para o consumidor, o indicador recuou 0,2% em novembro, atingindo o valor de 99,8.
“A desaceleração do ritmo da cadeia de quedas mensais e a configuração de uma estabilização do indicador próximo ao nível 100 sinalizam que a inadimplência do consumidor seguirá em queda gradual ao longo de 2013, convergindo para a sua normalização”, diz a Serasa. Em nota, a empresa cita que essa normalização, em termos de taxa de inadimplência bancária, representa um patamar em torno de 7% da carteira de crédito às pessoas físicas (crédito referencial para taxa de juros), segundo apuração do Banco Central.
Colaboram para essa normalização fatores como a manutenção da taxa de desemprego próximo dos patamares mínimos históricos; salários sendo corrigidos, em sua ampla maioria, acima da inflação; presença de condições monetárias propícias a movimentos de renegociação de débitos em atraso; maior cautela e rigor no processo de análise e concessão de crédito bancário, diz a Serasa.
G1
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) divulgou, nesta terça-feira, 7, o balanço…
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e…
José Luiz Datena aconselhou Gusttavo Lima a não se candidatar à Presidência da República. O…
Uma jovem de 23 anos, identificada como Verônica Cabral Viana, foi encontrada morta na manhã…
O Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado…
O ex-deputado federal e advogado, Fernando Melo, confirmou ao ac24horas na tarde desta terça-feira, 7,…